MTV anuncia artistas de K-pop indicados ao EMAs 2023

O MTV Europe Music Awards 2023 anunciou nesta terça-feira os artistas nomeados para a premiação, e abre a votação para diversas categorias

Até 31 de outubro fãs poderão votar em seus artistas favoritos. A premiação acontece no dia 5 de novembro, em Paris.

O K-pop começa sua história no EMA em 2013, onde pela primeira vez a categoria “Best Korean Act” premiou o EXO, com B.A.P, Boyfriend, Sistar e U-KISS concorrendo. Nesse ano o EXO também foi nomeado para “Best Worldwide Act”.

Nomeados e categorias

Para “Best Group” temos TXT, NewJeans, aespa e Seventeen concorrendo.

“Biggest fans” está entre Jungkook, do BTS e BLACKPINK.

“Best K-pop” temos TXT, Jungkook, FIFTY FIFTY, NewJeans, Seventeen e Stray Kids.

Já em “Best Asia Act” está o TREASURE, único representante do país nessa categoria.

Além disso, temos TXT concorrendo em “Best Push Artist” e Jungkook concorrendo a “Best Song” com SEVEN (feat. Latto).


Tela de votação do MTV EMAs para a categoria”Best K-pop”

Conheça os artistas

Jungkook
Membro do grupo BTS, este ano concorre como solista graças ao hiatus do grupo, por conta do alistamento militar obrigatório da Coréia do Sul. Sua música SEVEN, com participação de Latto, ganhou 12 prêmios em music shows coreanos. A faixa chegou a ficar em primeiro lugar como Global Song of the Summer e quebrou dois recordes segundo o Guiness World Records, como “Faixa mais transmitida no Spotify em uma semana (masculino)” e “Faixa mais rápida a atingir 100 milhões de streams no Spotify (masculino)”.

FIFTY FIFTY
Lançaram seu hit global ‘CUPID’ em 2022 como primeiro comeback do grupo, que já se consolidou como a música mais longa de um grupo feminino de K-Pop a permanecer nas paradas, por 10 semanas consecutivas. ‘CUPID’ ganhou uma versão em inglês intitulada ‘Twin version’, com a participação de Sabrina Carpenter.

TXT
Tomorrow X Together estreiou em 2019, no qual seu debut “Crown” chegou ao primeiro lugar nas World Digital Songs e liderou o chart de Artistas Emergentes, ambos da Billboard. Foi o primeiro ato de K-Pop a ser headliner no festival Lolapalooza, nos EUA, e recentemente lançaram uma colaboração com a artista brasileira Anitta no VMA.

NewJeans
O segundo EP do grupo, entitulado “Get Up”, ficou em primeiro lugar na Billboard 200, além de vender mais de 1 milhão de cópias na Coréia do Sul. NewJeans teve seu lançamento em 2022 e já se tornaram as apostas para líderes da próxima geração, segundo a revista Time. O grupo possui influência dos anos 90 e 2000, e se tornaram incrivelmente influentes por suas inúmeras parcerias com as maiores marcas mundiais, como McDonnald’s e Apple Inc.

Seventeen
O grupo debutou em 2015, com seu primeiro mini-álbum “17 Carat” sendo o único álbum de um grupo rookie a entrar na lista de ’10 Best K-Pop Albums of 2015′. Esse ano, ficou no topo das paradas inúmeras vezes, seja com seu último álbum FML ou com a sub-unit BSS e seu single “Fighting”, o comeback que garantiu o primeiro prêmio à sub-unit. São conhecidos como “self-producing idols”, participando ativamente da criação das músicas e coreografias.

aespa
Com um conceito de Inteligência Artificial e músicas experimentais, o grupo popularizou o conceito do metaverso. Em setembro tiveram sua primeira passagem pelo Brasil, e chegaram a vender 1.372.929 milhões de cópias no primeiro dia, tornando-se o maior primeiro dia de vendas de um girl group de K-pop.

Stray Kids
Formados pelo reality show de mesmo nome, o grupo foi lançado em 2018 e é conhecido pelo foco no rap, com a unit 3Racha sendo a produtora de diversos sucessos do grupo. Ganhou como ‘Rookie do ano’ no AAA de 2018 e foi nomeado a Choice Next Big Thing no Teen Choice Awards no mesmo ano.

BLACKPINK
Chamadas de maior girl-group do mundo na atualidade pela Billboard, teve sua estreia internacional no Grammy Artist Showcase de 2019. Foram headliners pela primeira vez no Coachella de 2023, tendo participado também em outras edições.

TREASURE
Ativos desde 2020, o grupo foi formado pelo reality “YG Treasure Box”. Ganhou ‘Rookie do ano’ no AAA de 2020 e no Golden Disc Awards do ano seguinte, além de ‘Worldwide Fans’ Choice’ no MAMA de 2020.

Imagem destaque: MTV EMAs 2023 em Paris (Reprodução/MTV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima