Ministro da Defesa sul-coreano adverte Coreia do Norte
O Ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik, alertou que a Coreia do Norte enfrentará “destruição” se tomar ações imprudentes.
Na última quarta-feira (13), durante uma reunião de altos comandantes militares, o Ministro Shin Won-sik afirmou que a Coreia do Norte tem apenas duas escolhas: paz ou destruição. “Se a Coreia do Norte fizer um movimento imprudente que mina a paz, o inferno da destruição os aguarda.”
As tensões aumentaram após a Coreia do Norte desmantelar um acordo militar de 2018 e lançar um satélite espião militar. Entretanto, em resposta, a Coreia do Sul suspendeu parcialmente o acordo militar e a Coreia do Norte anunciou a suspensão efetiva do acordo de 2018.
Shin criticou a iniciativa de paz anterior do governo Moon como dependente da boa vontade da Coreia do Norte e chamou-a de “fraude bem planejada”. Além disso, ele enfatizou a importância da força mental dos soldados para a manutenção da paz.
O Ministro apresentou os objetivos da operação de defesa nacional para construir um “militar avançado e de elite”. Todavia, destacou a iniciativa Defense Innovation 4.0, que visa adquirir tecnologias avançadas, incluindo IA, para fortalecer as capacidades de defesa.
O Ministério da Defesa reservou 7,2 trilhões de won para o orçamento do próximo ano para o sistema de três eixos da Coreia do Sul, que inclui a detecção de sinais de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte para defesa e retaliação.
Shin Won-sik anunciou que um sistema de compartilhamento de dados de alerta de mísseis da Coreia do Norte entre a Coreia do Sul, os EUA e o Japão começará a operar regularmente em breve.
Coreia do Norte e Rússia aliadas
A Coreia do Norte parece estar se aproximando da Rússia, com especulações sobre um acordo de armas após a cúpula entre Kim Jong-un e Vladimir Putin. Ademais, a Coreia do Norte lançou um satélite militar, uma ação vista como possível com a ajuda russa.
Autoridades norte-coreanas e russas discutiram a elevação da cooperação econômica. Yun Jong-ho, ministro das Relações Econômicas Externas da Coreia do Norte, e Oleg Kozhemyako, governador da região de Primorsky, discutiram o reforço da cooperação econômica regional.
A Coreia do Norte, buscando escapar das sanções da ONU, está tentando enviar trabalhadores para a Rússia. Porém, o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul detectou sinais dessa intenção.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte comentou que as relações Rússia-EUA estão piorando devido à pressão de Washington contra Moscou. Sergei Alexeyevich Ryabkov, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, condenou os EUA por iniciarem uma guerra híbrida contra a Rússia.
Foto destaque: Ministro da Defesa Shin Won-sik. (Reprodução/The Korea Times)