A partir da próxima semana, o Ministério da Saúde suspende licenças de médicos estagiários desafiadores de ordens de retorno ao trabalho
Nesta quinta-feira, o anúncio de que o Ministério da Saúde suspende licenças de médicos estagiários desafiadores gerou repercussão na Coreia do Sul. A ação irá ocorrer na mesma proporção do governo no planejamento que possui para aumentar o número de estudantes de medicina.
O motivo para tal ação governamental vem da greve dos médicos estagiários. Da qual a duração está em torno de um mês, como um protesto contra o aumento nas matrículas das faculdades de medicina. Uma vez que o governo gerou mais de 2.000 vagas nas universidades em todo o país.
O Ministério da Saúde encaminhou mais de 5.000 avisos prévios aos médicos estagiários. Dos quais os obrigam a apresentar um parecer sobre medida punitiva até a próxima segunda-feira (25). Caso não ocorra a ação, serão enviadas notificações formais da suspensão da licença do direito de exercer medicina.
A declaração veio por meio do segundo vice-ministro da Saúde, Park Min-soo, dizendo à imprensa: “A partir da próxima semana, o governo tomará medidas para suspender as licenças sob o princípio relativo à violação da ordem de retorno ao trabalho. Pedimos aos médicos juniores que retornem aos seus hospitais de formação, não apenas pelo bem dos pacientes, mas pelos seus colegas que preenchem suas vagas, e por si mesmos ao escolherem a medicina.”
Médicos caminham no Hospital Universitário Nacional Chonnam – Reprodução: Yonhap News Agency
Park Min-soo também alertou em sua coletiva que os estagiários que não se cadastrarem no sistema de treinamento dos hospitais, não serão elegíveis para se tornarem residentes no próximo ano. O prazo termina no final do mês de março.
Não apenas os estagiários, mas a greve também atingiu muitos professores de medicina, que passaram a pedir demissão em apoio à causa. O que aumenta uma preocupação no governo, uma vez que planeja aumentar o número de estudantes de medicina por conta do rápido envelhecimento da população do país.
As medidas tanto do governo quanto dos médicos já começam a se refletir nos pacientes, e o anúncio do Ministério da Saúde ainda não inclui medidas para responder aos danos que os pacientes em condições críticas podem sofrer.
Foto de destaque: Park Min-soo em pronunciamento do governo – Reprodução: Yonhap News Agency
Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…
Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…
Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…