Ministério da Cultura lança eventos de publicação e livros na França
Ministério da Cultura pretende promover a cultura coreana para a chegada dos Jogos Olímpicos em Paris, França
Nesta terça-feira (11), o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e a Agência de Promoção da Indústria de Publicação da Coreia (KPIPA) anunciaram uma série de eventos para promover a indústria editorial coreana na França, em conjunto com as próximas Olimpíadas de Paris de 2024. Esses eventos incluirão exposições, sessões de palestras e muito mais.
O objetivo é realizar quatro eventos que começam este mês e se estendem até outubro. Além disso, estão sendo realizadas palestras sobre livros de terça a sexta-feira. Uma exposição ocorrerá de junho a agosto, com palestras de autores coreanos programadas para agosto e uma feira cultural agendada para outubro.
Obras Corenas Conhecidas
A exposição, que apresenta 110 livros importantes da Coreia do Sul, começou no Centro Cultural Coreano na França na semana passada. Em primeiro lugar, o tema é “K-Book: The Origin of K-Culture” (K-Book: A Origem da K-Cultura), apresentando vencedores do recém-lançado Prêmio de Livro Ilustrado da Coreia de 2023. Além disso, esta exposição inclui livros com apenas ilustrações, obras literárias coreanas publicadas na França e web novels (mangás/animes) que inspiraram cartoons e dramas.
A seção de livros ilustrados, por exemplo, apresenta oito obras premiadas do Prêmio de Livro Ilustrado da Coreia de 2023, como “The Disappeared Dinner” (2022) de Kwon Jung-min e “A Round of Tightrope Walking” (2022) de Min Ha. Da mesma forma, treze web novels que foram transformadas em webtoons e dramas, como “What’s Wrong with Secretary Kim?” (2013) de Jeong Gyeong-yun e “Semantic Error” (2018) de Jeo Suri, também serão exibidas.
Em Paris
As sessões ocorrerão em oito lugares diferentes pelas ruas de Paris. Entre esses locais, estão as livrarias Gros Calin e Libellule et Coccinelle, as bibliotecas Bibliothèque Louise Michel e a Biblioteca Universitária de Línguas e Civilizações (BULAC), os museus La Maison des Histoires e Musée de Poche, e as escolas Armand Silvestre Elementary School e Gerson Private School. Nessas sessões, estão previstos diversos eventos para as crianças locais.
Os quatro autores se reunirão com os escritores franceses Adrien Parlange e Marie Caudry para explorar mais profundamente o mundo dos livros e histórias na BULAC na sexta-feira (14). Eventos adicionais ocorrerão em 6 e 7 de agosto na Casa Coreana das Olimpíadas de Paris, apresentando autores coreanos. Um evento “K-Expo” focado na cultura coreana acontecerá em outubro, de acordo com o Ministério da Cultura.
Foto Destaque: leitora. Reprodução/Freepik.