Le Sserafim no Coachella: até que ponto as avaliações no k-pop são sinceras?
Apresentação de Le Sserafim no Coachella 2024 desencadeou diversas críticas para a performance do grupo sul-coreano
A busca incessante pela perfeição no K-pop é uma constante que permeia a jornada de cada artista. No entanto, por trás dos palcos e dos MV’s impecáveis, reside uma pressão imposta pelo público, que muitas vezes resulta em expectativas irreais e críticas impiedosas. Recentemente, o desempenho do Le Sserafim no Coachella gerou críticas. As habilidades das integrantes foram questionadas, levantando debates sobre o gerenciamento de talentos e exigências excessivas na indústria musical.
É inegável que a performance no Coachella, um dos maiores palcos musicais do mundo, representa uma oportunidade de ouro para qualquer artista de K-pop. No entando, o Le Sserafim viu essa oportunidade sendo obscurecida pela rápida escalada de comentários negativos sobre sua suposta falta de profissionalismo. A pressão para corresponder às expectativas do público, combinada com as críticas constantes das redes sociais, criou um ambiente de desafio constante para esses jovens artistas.
As críticas destacam a falta de projeção vocal e estabilidade de afinação dos membros do grupo, refletindo um padrão recorrente na indústria do K-pop. Neste ambiente, os idols enfrentam um nível de crítica que frequentemente ultrapassa os limites da razão. As comparações implacáveis com outros grupos renomados e as expectativas irrealistas de perfeição estão alimentando um ambiente tóxico, onde as pessoas amplamente divulgam e julgam cada passo em falso.
Quem é o responsável?
Além disso, a responsabilidade recai não apenas sobre os ombros dos idols, mas também sobre as agências que os representam. A crítica direcionada à HYBE Labels, agência do Le Sserafim, revela uma preocupação mais ampla sobre a qualidade do treinamento e suporte oferecidos aos artistas em ascensão. As agências precisam debater ativamente sua responsabilidade em preparar adequadamente seus talentos, garantindo que não sacrifiquem os ídolos no altar da fama e do sucesso.
No entanto, é importante reconhecer que a pressão sobre os idols de K-pop não é exclusiva da indústria. Como mencionado pelo crítico cultural Jung Min-jae, a cultura de crítica implacável dos fãs online desempenha um papel significativo na perpetuação desse ciclo de pressão e expectativas irreais. A obsessão por perfeição vocal e performance ao vivo tem levado alguns artistas a recorrer a métodos de dublagem, comprometendo a autenticidade e a integridade da música ao vivo.
Sendo assim, é importante que os fãs, as agências e os próprios artistas reavaliem suas expectativas e abordagens em relação ao mundo do K-pop. Os ídolos não devem comprometer sua saúde mental e emocional em busca da excelência. É preciso criar espaços onde possam crescer e aprender sem serem sobrecarregados pelo ódio disfarçado de crítica.
Foto Destaque: Le Sserafim nos bastidores do Coachella 2024. Reprodução/Cameron Driskill