Korean Magazine BR

Amostra do sistema ABS

KBO implementará árbitro robô e relógio de arremesso em 2024

A Organização Coreana de Beisebol (KBO) adotará árbitros robôs e relógios de campo para acelerar os jogos e garantir mais justiça

A liga sul-coreana de beisebol (KBO) anunciou nesta quinta-feira (19) que vai implementar uma série de mudanças para acelerar os jogos e garantir uma maior justiça.


Sistema que será implementado
Sistema ABS da KBO. Reprodução/Hankook Ilbo

A KBO confirmou a inclusão do sistema automatizado de rebatida de bola (ABS), também conhecido como robôs julgados, a partir de 2024.

Essa decisão ocorreu durante uma reunião do conselho de administração que contornou com a presença dos presidentes dos 10 clubes da Liga.

Sistema ABS

O sistema ABS funciona por meio de um sistema de rastreamento que avalia se a bola foi rebatida ou não.

Logo após, acontece a transmissão da decisão por meio de um fone de ouvido, ao julgador da home plate.

Os planos para a introdução do ABS foram anunciados pela KBO pela primeira vez em julho, embora o prazo exato não tivesse sido previsto na época.

A liga vem trabalhando no aprimoramento da tecnologia ABS na Futures League, que é o circuito alimentador da KBO, desde 2020.

Segundo a Organização Coreana de Beisebol, “O sistema ABS alcançou precisão e consistência nas chamadas de rebatida de bola. Também reduzimos o tempo que leva para as chamadas serão retransmitidas aos julgados. Ao introduzir o ABS na KBO, garantiremos um jogo mais justo tanto para os arremessadores quanto para os rebatedores.”

Relógio de campo

Inicialmente, a liga planejava realizar um teste desse sistema (relógio de campo) na Futures League no próximo ano, antes de implementá-lo na KBO.

Além disso, há planejamento de incluir o “pitch clock” (relógio de campo) na KBO a partir de 2024.

A KBO realizou uma análise abrangente das mudanças causadas pelo relógio de campo na Liga Principal de Beisebol (MLB) neste ano, incluindo a duração dos jogos e o aumento nos roubos de base.

A liga sul-coreana examinou o tempo entre os arremessos, o número médio de arremessos de pickoff e o tempo que os rebatedores levam para se preparar dentro da área.

Como resultado, a Organização descobriu que precisava de suas próprias regras para se adequar melhor às condições da liga.

Entretanto, o relógio do campo foi responsável por encurtar os jogos em cerca de 30 minutos, levando-os a uma média de cerca de 2 horas e 30 minutos.

Enquanto isso, os jogos KBO de nove entradas tiveram uma duração média de 3 horas e 12 minutos este ano.

Foto destaque: Amostra do sistema ABS. Reprodução/Khan

Rolar para cima