Korean Magazine BR

Prédio da Kakao

Kakao revela ‘reestruturação total de gestão’ da SM Entertainment

Após a Kakao comprar a SM Entertainmentoo, o fundador Kim Beom-su, prometeu a reestruturação em dezembro para acalmar o governo e acionistas

No ano passado a Kakao comprou a SM Entertainmento, e está impondo uma “reestruturação completa de gestão” na agência de K-pop. Kim Beom-su, que é o fundador da Kakao, prometeu a reestruturação em dezembro, em uma tentativa de acalmar o governo e também os acionistas irritados. De acordo relatos da mídia, a empresa está buscando afastar os atuais executivos da agência.

Contudo, uma investigação sobre o comportamento de líderes da SM Entertainment mês passado, indica suspeita que eles assinaram um acordo de investimento sem o consentimento do empregador, após a compra da agência de K-pop. Ademais, PCs de executivos foram confiscados para uma análise.

Mais detalhes sobre a ação

A Kakao afirma que estão examinando as demonstrações financeiras da agência por meio de um escritório de advocacia externo, com base na Lei de Auditoria Externa de Empresas de Capital Aberto.

A empresa disse que “estamos solicitando que a SM Entertainment forneça dados e conduza investigações sobre se o acordo de investimento feito sem consentimento da Kakao foi realizado corretamente”.

Além disso, circula nas indústrias de tecnologia e entretenimento que a empresa estaria pensando em vender a agência de K-pop por trás de aespa e NCT.

Por isso, reguladores financeiros acusaram a gigante da tecnologia de manipular o mercado de ações ao concorrer com a HYBE para comprar a agência em 2023. A estrutura da empresa sofreu duras críticas na época.

Segundo informações da MTN News, a Kakao abordou a editora de jogos NCSoft com oferta de venda da SM Entertainment no final do ano passado. Por outro lado, a Kakao em um comunicado eletrônico na última segunda-feira disse, “rumores sobre a Kakao vender a agência não são verdadeiros”, fazendo referência ao relatório.

Compra da agência

A empresa de tecnologia adquiriu de 39,87% na agência de K-pop por US$ 963 milhões em março de 2023, chegando a expandir para o exterior. Reguladores financeiros lançaram uma investigação completa sobre o incidente, alegando violação da Lei de Mercados de Capitais. Em outubro, a entidade Kakao e seus principais executivos, inclusive Kim Beom-su, receberam convocação para um interrogatório. O diretor de Investimentos Bae-Jae-hyun está em julgamento e sob custódia pelas acusações.

A saga com a agência é apenas mais uma da série de diversos problemas que a Kakao enfrentou no último ano. As ações da SM Entertainment em 1º de fevereiro fecharam em 74.300 won. A empresa está avaliada em 1,7 trilhão de won.

Foto Destaque: Prédio da Kakao/Reprodução/Tech Crunch.

Rolar para cima