Kakao fechará Piccoma, sua plataforma europeia de webtoon
Kakao Piccoma encerrará serviços na Europa para focar em regiões mais lucrativas devido ao baixo desempenho no mercado europeu
A subsidiária europeia de webtoons da Kakao, a Kakao Piccoma, com sede em Paris, encerrará suas operações na Europa em setembro deste ano. Após cerca de três anos desde sua entrada no mercado europeu, a empresa optou por encerrar suas atividades, visando concentrar seus esforços em regiões mais lucrativas. Essa decisão foi motivada pela intensa competição com empresas locais e pelo crescimento mais lento do que o esperado no mercado europeu de webtoons. A dificuldade da plataforma em se consolidar no mercado pode ser atribuída à falta de cópias físicas e à ausência de parcerias com editoras locais especializadas em atrair leitores apaixonados por quadrinhos.
De acordo com a revista francesa ActuaLitte, o investimento total da Kakao na subsidiária europeia aumentou para 40 milhões de euros (43,4 milhões de dólares) desde sua criação em setembro de 2021. Ainda mais, em 2022, a subsidiária registrou um prejuízo de 13,26 milhões de euros e receitas de 1,65 milhões de euros. A Kakao Piccoma atribuiu o encerramento ao “crescimento moderado do mercado em contraste com as expectativas iniciais no momento da entrada”.
As estratégias de mercado
Annabell Fuhres, tradutora de webtoons baseada em Berlim, Alemanha, observou que o principal grupo consumidor de webtoons faz parte da comunidade já existente de mangás japoneses. Ou seja, não são parte do público usual de conteúdos coreanos. “Para esse grupo de consumidores, livros físicos, convenções offline, busca em livrarias, colecionar séries e exibi-las em casa, comprar pacotes de produtos e obter edições especiais são uma parte enorme do hobby.”
Ela destacou que os editores locais conhecem muito bem o mercado. Segundo ela, eles têm acrescentado valor para os colecionadores, introduzindo cartões de fotos de webtoons e mangás e pacotes de produtos para as primeiras edições, a fim de impulsionar a promoção. “Essas iniciativas têm custos muito maiores do que abrir um serviço online, mas podem levar a melhores resultados a longo prazo”, afirma a tradutora.
Desafios e oportunidades no mercado europeu
Ao estabelecer sua filial europeia, a empresa tinha como objetivo inicial atingir os fãs de quadrinhos na França. Posteriormente, planejava expandir-se gradualmente para outras regiões da Europa. A empresa observou que o mercado de quadrinhos digitais na França está crescendo rapidamente. Há, também, uma forte preferência por mangás japoneses e um interesse crescente por webtoons coreanos.
O mercado europeu de histórias em quadrinhos, incluindo a publicação digital, representa uma parcela significativa do mercado global. Isso significa mais de 30% da receita mundial. Esse mercado é avaliado em 4,56 bilhões de dólares, conforme o rastreador Cognitive Market Research. A saber, na Europa, os maiores mercados de quadrinhos são o francês e o alemão, com US$ 419,91 milhões e US$ 903,72 milhões, respectivamente.
Enquanto isso, outro profissional de marketing de webtoon, que preferiu permanecer anônimo, analisou que o conceito de webtoons ainda é um nicho na Europa. “Mangá e manhwa são conceitos novos e asiáticos”, disse a fonte. “Franceses e belgas são conhecidos, há muitas décadas, como os consumidores mais ávidos de quadrinhos. Pense em Obélix, Tintim. Eles ficam muito felizes em comprar quadrinhos a preços altos e em grande volume, incluindo os digitais. O público de língua alemã e inglesa na Europa também é enorme, devido à grande quantidade de pessoas com renda disponível. Se não conseguir ter sucesso no mercado europeu, ou não está alcançando as pessoas certas com sua estratégia publicitária, ou simplesmente não tem um conteúdo atraente. Ou ambos.”
Potencial dos webtoons coreanos
A Naver Webtoon, uma das principais operadoras de webtoon na Coreia, interrompeu o estabelecimento de uma subsidiária europeia em agosto de 2023 para redirecionar sua estratégia global visando a listagem no mercado de ações dos EUA, prevista para este ano. Tanto a Naver quanto a Kakao têm sua maior base de consumidores de webtoon fora da Coreia no Japão, mas as duas empresas também estão buscando expandir sua presença de mercado na América do Norte.
Ademais, a Tapas Entertainment, subsidiária de webtoon da Kakao Entertainment na América do Norte, pretende de curto prazo um volume de transações anual de 100 bilhões de won (US$ 72,2 milhões) na região. No ano passado, a subsidiária alcançou uma receita anual de 71,1 bilhões de won.
Jang Min-ji, especialista em comunicação de mídia na Universidade de Kyungnam, projeta que os webtoons coreanos podem ressoar melhor com o público norte-americano. “O mercado norte-americano é maior em termos de números em comparação com a Europa, e tem um gosto mais unificado para o conteúdo coreano do que a Europa”, disse Jang.
Ou seja, se a adaptação for feita corretamente, há um considerável potencial de mercado. Jang ainda ressalta que, apesar da crescente globalização das plataformas, ainda há diferenças culturais regionais que devem ser consideradas. Dessa forma, assim como a Naver tem feito, pode-se considerar contratar ativamente webtoonistas adaptados ao mercado norte-americano.
Foto destaque: Kakao Piccoma, lançado na Europa. Reprodução / Kakao