K-pop atinge 100 milhões de vendas de álbuns em 2023
A indústria do K-pop alcançou seu maior marco de vendas domésticas de álbuns físicos neste ano de 2023.
Em 2010, desde que a Coreia do Sul estabeleceu um sistema oficial de contagem de vendas para monitorar o consumo de música no país, cada vez mais os grupos de k-pop têm consistentemente dominado a economia sul-coreana. Em 2023, a indústria do K-pop teve o seu maior indíce de vendas domésticas de albúns físicos durante o ano.
Segundo o relatório anual divulgado pela Circle Album Chart, que reúne todos os dados dos principais serviços musicais nacionais e globais, como por exemplo: Melon, Genie, Kakao Music, YouTube, Spotify, Apple Music e TikTok. Esse relatório demonstrou que, pela primeira vez, há um aumento na representação tanto de artistas femininas quanto de artistas solo, competindo ao lado dos boy – groups predominantes.
Ainda, o Circle Album Chart informou que os 400 melhores álbuns físicos de 2023 venderam, coletivamente, 116 milhões de cópias nos primeiros 11 meses do ano, representando um aumento notável de 144% em comparação o mesmo período do ano anterior.
Destaques do ano
De longe, o álbum mais vendido de 2023 na Coreia do Sul é o “FML” do SEVENTEEN, que dominou as paradas dos principais veículos musicais.
Em sua notável primeira semana histórica de vendas, o EP de seis faixas alcançou a impressionante marca de mais de 4,5 milhões de cópias.
Além do carisma do grupo, eles são reconhecidos por suas performances, harmonia coletiva e versatilidade.
Pouco depois do SEVENTEEN, encontra-se a o boy-group Stray Kids, cujo álbum “5-Star” vendeu impressionantes 5,2 milhões de cópias.
Acompanhando esse sucesso, o terceiro álbum de estúdio “ISTJ” do NCT DREAM registrou 4,2 milhões de pré-encomendas, tornando-se o primeiro boy – group da SM Entertainment a alcançar esse feito.
Elas no topo
Em seguida, temos Aespa, conquistando a posição de quarto álbum mais vendido na Coreia até o momento. Seu mini-álbum “My World” acaba de ultrapassar a marca de 2 milhões de cópias, tornando-as o primeiro grupo feminino de K-pop a alcançar essa marca.
TWICE, com seu décimo mini – álbum “Ready to Be”, ocupa o 5º lugar, com mais de 1,6 milhão em vendas.
Em seguida, “I’ve Mine” primeiro álbum completo do IVE, que registra mais de 1,5 milhão em vendas até agora.
Sem falar das queridinhas deste ano de 2023, New Jeans fizeram história atingindo o marco de Million Seller com seu segundo álbum “Get Up” mais vendido.
Mesmo com a venda de álbuns parecendo “pequena”, com menos de um ano de carreira, certamente elas chegaram para quebrar recordes.
Neste ano, o New Jeans foi o grupo mais indicado em premiações musicais.
Além disso, elas conquistaram reconhecimento internacional, apresentando-se no Lollapalooza e em grandes festivais internacionais.
Por fim, esses impressionantes números não apenas refletem o sucesso individual de grupos e artistas no cenário musical sul-coreano. Eles também desempenham um papel crucial na economia e no desenvolvimento da cultura coreana em escala global.
Estes marcos serão alcançados cada vez mais pelas produções de k-pop devido aos padrões de excelência, tanto nas produções de videoclipes, experiências de shows e genialidade quanto a concepção do design dos álbuns físicos.
Foto Destaque: Pôster oficial do Gaon Chart Music Awards 2023. (Reprodução/Gaon Musical Awards)