JYP Entertainment apresenta queda nas ações e nas vendas de álbuns dos grupos ITZY e NMIXX
Ações da JYP Entertainment caíram após desempenho das vendas de álbuns dos dois grupos
As ações da gigante do Kpop JYP Entertainment caíram cerca de 17,06% até a última sexta-feira (19), em relação ao preço de 2 de janeiro. Analistas da área avaliam a queda das ações como um excesso de preocupações devido ao desempenho dos últimos lançamentos dos dois grupos mais novos da empresa, ITZY e NMIXX. Eles afirmam que a linha de artistas da JYP permanece forte, especialmente considerando sua popularidade mundial.
Por outro lado, os dois grupos vinham batendo recordes de vendas a cada lançamento, seguindo o carro chefe da casa, o grupo Twice. Entretanto, os últimos números de vendas divulgados mostraram uma queda no interesse do público.
Devido a isso, o desempenho dos dois grupos trouxe um resultado abaixo do esperado nas vendas de álbuns. O grupo ITZY retornou em 8 de janeiro com o EP “Born To Be” e vendeu cerca de 320 mil cópias na primeira semana de lançamento. Enquanto, no mesmo período, o álbum anterior, “Kill My Doubt”, teve um número maior em 60% no volume de vendas, com mais de 820 mil cópias vendidas.
Já o grupo mais novo da JYP Entertainment, NMIXX, havia vendido cerca de 550 mil cópias do seu novo álbum (“Fe3O4: Break” lançado em 15 de janeiro). Esse número foi quase metade do último EP lançado, “A Midsummer NMIXX’s Dream”, que vendeu 920 mil cópias.
Explicação
A JYPE se pronunciou brevemente sobre o assunto informando que “não soube ler corretamente os desejos dos fãs” e que “as “promoções hoje em dia são menos poderosos em comparação com quando eles introduziram o TWICE”.
Apesar da queda nas vendas comparadas à primeira semana do lançamento anterior, os números totais continuam sólidos devido a alta demanda internacional dos grupos. “Os fandoms globais conectados aos artistas da JYP estão crescendo, como reafirmado pelo aumento no tamanho dos concertos e no aumento nas vendas de streaming de música”, disse Choi Min-ha, analista da Samsung Securities.
Além disso, Choi Min-ha acrescentou “A agência pretende lançar mais de 20 álbuns na Coreia este ano, em comparação com 11 em 2023, e naturalmente, seus artistas devem fazer mais turnês mundiais este ano.”
O analista da NH Investment & Securities, Lee Hwa-jeong reforçou essas informações. Ele também mencionou a forte presença internacional da JYP.
“Especialmente no caso do ITZY, o número de unidades vendidas tende a aumentar devido à demanda do exterior após a primeira semana de lançamento”, falou. “Por isso, embora as vendas da primeira semana do lançamento anterior tenham sido de 820.000, as unidades de vendas finais fecharam em 1,15 milhão.” O analista comparou o caso com outro grupo da empresa, o Stray Kids. Por fim, o boy group apresentou estabilidade nas vendas do último álbum após a primeira semana de lançamento em novembro do ano passado.
Foto destaque: Logomarca da JYP Entertainment. Divulgação\ JYP Entertainment