Korean Magazine BR

Atletas Jogos Para-Asiáticos

Jogos Para-Asiáticos: competição ajuda na conquista de direitos de pessoas com deficiência 

Os Jogos Para-Asiáticos começaram neste domingo (22) e são uma grande forma de dar visibilidade aos atletas com deficiência

Os Jogos Para-Asiáticos são considerados uma plataforma que impulsiona os direitos das pessoas com deficiência. O evento funciona como uma vitrine das capacidades das pessoas com deficiência. Assim como estimula os direitos dessa comunidade por meio de garantias de integração, igualdade de oportunidades, entre outros.

Os organizadores chineses tinham como objetivo central provocar uma grande mudança na forma como a sociedade enxerga as pessoas com deficiência a longo prazo. O evento foi elogiado e considerado um sucesso, ainda que ainda possa haver discussões sobre as promessas feitas pela organização. 

Coletiva de imprensa

Wang Hongwei é o vice-diretor do Departamento de Publicidade e Cultura da Federação das Pessoas com Deficiência da China. Wang falou em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira sobre como os Jogos dão destaque para os atletas com deficiência. Bem como auxilia no desenvolvimento de seus direitos.

“Não servem apenas como um palco onde atletas com deficiência podem realizar seus sonhos e brilhar” disse Wang.

“Mas também como uma plataforma para mostrar as conquistas no desenvolvimento dos direitos das pessoas com deficiência na China contemporânea”, acrescentou o vice- diretor. 

“O planejamento e a execução dos Jogos desempenharam um papel significativo no impulso ao avanço dos direitos das pessoas com deficiência em nossa nação” completou Wang.

A saúde e o bem-estar geral das pessoas com deficiência testemunharam melhorias notáveis, enquanto os objetivos de igualdade, inclusão e oportunidades compartilhadas para pessoas com deficiência foram realizados”, finalizou.

Yong Zhijun, vice-secretário-geral da delegação chinesa para os Jogos, falou sobre o que os Jogos representam e seu papel na sociedade.

O vice- secretário completou a fala tratando do papel de promover os esportes e seu desenvolvimento.

“Isso, sem dúvida, desempenhará um papel crucial na promoção do desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência em nosso país e contribuirá para o progresso geral de nossa sociedade”, acrescentou Yong

Avanços para as pessoas com deficiência

Mãos Protéticas
Mãos Protéticas (Reprodução/ Bionicenter)

“Vemos os Jogos Para-Asiáticos de Hangzhou como uma oportunidade favorável para impulsionar o avanço da comunidade de pessoas com deficiência”, acrescentou Wang Hongwei. 

Estatísticas atuais mostram que a China estabeleceu 40 centros de treinamento para atletas com deficiência. Além do apoio e serviços para as competições, treinamento, atividades, entre outros, os centros também promovem atividades físicas diárias de pessoas com deficiência. 

Assim como tem havido uma atenção especial voltada para os dispositivos assistivos. Por exemplo, mãos protéticas inteligentes, pés biônicos e cães- guia para portadores de deficiências visuais. 

Os dispositivos despertam o interesse da sociedade e estão prontos para entrar no mercado. Dessa forma, trazendo benefícios para as pessoas com deficiência. 

Yang Yingying é presidente da Federação das Pessoas com Deficiência de Hangzhou. Yang alientou o apoio dado pelo Governo Municipal da cidade na promoção de empresas de dispositivos assistivos de alta tecnologia. 

No intuito de auxiliar na evolução e desenvolvimento desses dispositivos, o Governo ofereceu assistência financeira e implementou políticas de apoio. 

“Estamos explorando ativamente a inclusão desses dispositivos assistivos avançados em catálogos de compras, garantindo acesso rápido para nossos irmãos e irmãs com deficiência que deles necessitam”, esclareceu a presidente. 

4ª edição dos Jogos Para-Asiáticos 

Abertura Jogos Para-Asiáticos
Abertura Jogos Para-Asiáticos (Reprodução/ Portuguese.people)

Os Jogos Para-Asiáticos começaram neste domingo (28) em Hangzhou, na China. A 4ª edição dos Jogos é uma das maiores desde seu início, incluindo cerca de 5,2 mil participantes de 44 países e regiões. Sendo quase 3,1 mil atletas e 2 mil funcionários das delegações. 

O evento conta com 22 modalidades principais. Bem como 564 esportes secundários. A delegação chinesa estará presente em todas as competições principais.

Foto destaque: Atletas Jogos Para-Asiáticos (Reprodução/ Brasil 247)

Rolar para cima