Japão planeja quadruplicar mercado externo de animes e jogos
Japão planeja estratégia ‘Cool Japan’ que visa expandir exportações culturais, enquanto combate à pirataria online para proteger seus produtos criativos
O governo japonês pretende expandir seu mercado externo de videogames, mangás e animes em quatro vezes, em cerca de uma década. Em sua estratégia revisada “Cool Japan” lançada na terça-feira (4), o Japão quer aumentar as exportações para 20 trilhões de ienes até 2033.
O Japão, conhecido por produções como “Dragon Ball”, além das franquias “Super Mario” e “Final Fantasy”, vê a indústria criativa como um motor de crescimento comparável ao aço e aos semicondutores. Visto que, em 2022, os setores de jogos, animes e mangás arrecadaram 4,7 trilhões de ienes (US$ 30 bilhões), um valor próximo das exportações de microchips, que somaram 5,7 trilhões.
“Nos últimos anos, conteúdos como animes e mangás têm desempenhado um papel extremamente importante em atrair públicos jovens cada vez maiores no exterior, servindo como sua ‘porta de entrada’ para o Japão.” – afirmou o documento estratégico.
Crescimento repentino do setor
Além disso, um boom de streaming impulsionado pela pandemia ajudou a aumentar os animes, incluindo franquias como “Demon Slayer”, que teve sucessos de bilheteria global. Como também, o fenômeno crescente dos “Vtubers” — YouTubers virtuais animados — também está ajudando a aumentar o poder suave internacional do Japão, segundo a estratégia.
O boom de streaming alimentado pela pandemia ajudou a impulsionar o perfil global do anime. Reprodução/AFP
Assim, ao combinar o crescimento desses setores com outras indústrias, incluindo moda, cosméticos e turismo, o Japão está visando um benefício de 50 trilhões até 2033. Da mesma forma, a estratégia inclui planos para reforçar a repressão aos sites de pirataria que distribuem animes e mangás ilegalmente em outros idiomas.
Portanto, o Japão busca fortalecer medidas contra sites de pirataria para expandir o mercado global. Enquanto isso, o documento afirma e alerta que parte da receita de publicidade desses sites pode ir para sindicatos criminosos, destacando uma ação intergovernamental rápida e necessária para enfrentar a crise de pirataria.
Foto destaque: Japão planeja expandir seu mercado externo de animes e jogos. Reprodução/EGameWorld