Japão: número de mortos pelo terremoto sobe para 168
Uma semana após o terrível acontecimento de ondas de terremotos no Japão, o número de mortes subiu para 168 e pelo menos 200 pessoas ainda permanecem desaparecidas
No dia de Ano Novo, um terremoto de magnitude 7,5 marcou a costa oeste do Japão. Primeiramente, o número de mortos tinha chegado a 110 vítimas. Hoje (8), as autoridades da província de Ishikawa confirmaram, às 14 horas desta segunda-feira, o total de 168 mortes e mais de 200 pessoas ainda continuam desaparecidas.
Além disso, devido às condições climáticas nesta época do ano, as chuvas têm dificultado cada vez mais as equipes de resgate em seus esforços para recolher os escombros em busca dos sobreviventes.
Juntamente com o comunicado, as autoridades também confirmaram a morte de sete pessoas, em consequência de um deslizamento de terra que destruiu várias moradias no distrito de Anamizu (Ishikawa) devido ao terremoto.
Ademais, um alerta de mega tsunami foi emitido na região de Noto (Ishikawa), onde áreas costeiras já estão sendo atingidas por águas de tsunami.
Mais informações:
Pelo menos 2 mil pessoas em 24 distritos estão ilhadas devido ao bloqueio de estradas. Mais de 28 mil pessoas estão em cerca de 400 abrigos de emergência, enfrentando o forte frio.
Mesmo sem água encanada ou eletricidade, um grande número de pessoas permanecem em suas moradias. Ademais, elas tem passado noites “morando” em seus carros para poderem escapar caso um novo terremoto ocorra.
Em suma, outros problemas também têm se agravado após o terremoto, como a falta de itens de necessidades básicas como papel higiênico, água e alimentos em supermercados.
Além de problemas nos sistemas de transporte e comunicação têm impedido as autoridades de avaliar inteiramente a extensão dos danos.
Foto destaque: rodovia rachada após terremoto no Japão. Reprodução/Toshifumi KITAMURA / AFP