Japão emite aviso às escolas após criança morrer engasgada
Um menino de sete anos morreu após se engasgar com o almoço servido na escola, em decorrência disso, o Japão emite aviso às escolas
O Japão emitiu um aviso urgente às escolas para evitar acidentes após uma criança de 7 anos morrer engasgada. O comunicado foi emitido pelo ministério da educação. O menino era aluno do primeiro ano de uma escola da cidade de Miyama, na província de Fukuoka. As autoridades acreditam que o menino se engasgou com o ovo de codorna, que estava no ensopado de peixe miso oden servido no almoço.
Segundo a junta de educação local, após aproximadamente cinco minutos do início do almoço, às 12h30 de segunda-feira, a criança se levantou com gestos de que iria vomitar. O professor e a enfermeira que estavam presentes na hora, ainda bateram nas costas do menino na tentativa de desengasgar, mas a criança não conseguiu cuspir. Ele foi levado de helicóptero para o hospital, porém morreu por volta das 14h50.
Medidas tomadas
A junta de educação de Miyama realizou nesta terça-feira uma sessão informativa, para explicar aos pais das crianças que frequentam a escola as circunstâncias do acidente. Além disso, eles anunciaram a suspensão da utilização de ovos de codorna nos almoços. O manual de orientação do ministério da educação informa ter cautela no preparo de alimentos em forma de bola, por serem suscetíveis a engasgo.
Acidentes assim não são raros. Entre 2014 e 2019, 80 crianças com até 14 anos morreram por sufocamento, diz a Agência de Assuntos do Consumidor. Em 2015, uma aluna em Osaka morreu engasgada com um ovo de codorna no almoço. O manual do ministério da educação ainda diz que os pais devem orientar as crianças a cortar os alimentos em pedaços pequenos e mastigá-los devagar e com cuidado.
O ministério da educação ainda encaminhou um conselheiro para avaliar o estado de saúde mental das crianças. Alguns alunos relataram estado de choque após o ocorrido. O governo local está fornecendo cuidados de saúde mental e além disso, os professores estão recebendo treinamentos para lidar com esse tipo de acidente.
Foto destaque: Crianças em escola do Japão. Reprodução/ensinodigital