
Itaewon: CEO é multado por ilegalidades no local do tumulto
Em Itaewon, um CEO recebeu uma multa por violar a Lei de Construção e a Lei de Estradas ao construir ilegalmente estruturas ao redor de seu hotel, localizado no bairro festivo.
Identificado pelo sobrenome Lee, o CEO do Hamilton Hotel recebeu uma multa de 8 milhões de wons (cerca de R$30.374,90), nesta quarta-feira (29). Dessa forma, o Tribunal de Seul decretou que a multa é uma resposta à construção ilegalmente de estruturas próximas ao local onde aconteceu a tragédia de Itaewon, em outubro do ano passado.
De acordo com as autoridades, essas estruturas estavam dispostas ao redor do hotel, o que dificultou a passagem das pessoas no local. Assim, a falta de espaço agravou o tumulto e, possivelmente, contribuiu para o aumento do número de mortos.
Tragédia de Itaewon
A tragédia ocorrida durante as celebrações de Halloween na Coreia do Sul em 29 de outubro de 2022 marcou um momento sombrio em Itaewon, Seul. Um trágico incidente de pisoteamento e esmagamento durante o festival de Halloween resultou na perda de pelo menos 159 vidas, deixando outras 172 pessoas feridas.

Dessa forma, cerca de 100.000 pessoas participaram do evento de Halloween no bairro de Itaewon. Este marcante festival foi de grande importância por ser o primeiro do gênero na região após o período da pandemia de COVID-19.
Entre os 154 corpos com identificação, 128 eram sul-coreanos, outros 26 eram de outras nacionalidades. Os relatos das testemunhas beiram o apocalíptico, alguns descrevem a então cena da tragédia como um “dominó”, com as pessoas caindo umas em cima das outras.
Bairro de Itaewon
O bairro de Itaewon é mundialmente conhecido pela intensa vida noturna, com dezenas de festas e bares abertos ao público todos os dias. Nesse sentido, é um dos epicentros do entretenimento sul-coreano, o que acaba por atrair muitos estrangeiros. Assim, a maior movimentação no local é de jovens locais e turistas que querem experimentar aventuras animadas e ecléticas.
Foto destaque: Hotel Hamilton. Reprodução/Booking.com