Korean Magazine BR

cjenm filmes

Indústria de filmes coreanos enfrenta falta de investimentos

Empresas de investimento e distribuição de filmes coreanos investem pouco em filmes comerciais, deixando muitos planejamentos estagnados

A produção de novos filmes coreanos caiu drasticamente à medida que grandes empresas de investimento e distribuição apertam os cintos. O número de filmes comerciais programados para serem lançados nos cinemas no próximo ano e no ano seguinte deve cair significativamente, levantando preocupações de que a já abalada indústria cinematográfica coreana possa mergulhar ainda mais em crise. O número decrescente de “filmes engavetados” aumentou ainda mais essa sensação.

“As principais empresas de investimento e distribuição estão quase não revisando novos projetos. Em meus 25 anos na indústria cinematográfica, esta é a primeira vez que tanto o planejamento quanto a produção pararam completamente”, disse um funcionário de uma empresa de cinema. De acordo com insiders da indústria, as cinco principais empresas de investimento e distribuição de filmes na Coreia (CJ ENM, Showbox, Lotte Entertainment, NEW e Plus M Entertainment) têm apenas cerca de 10 filmes em produção ou em pré-produção até esta segunda-feira.

Considerando que normalmente leva cerca de dois anos para produzir um filme, apenas cerca de 10 filmes apoiados por essas grandes empresas devem ser lançados em 2025. Uma vez que os “filmes engavetados” filmados durante a pandemia de COVID-19 e que aguardam lançamento forem esgotados, os cinemas serão provavelmente preenchidos com filmes independentes de baixo orçamento. As cinco principais empresas tradicionalmente dominaram a indústria cinematográfica coreana, investindo e distribuindo filmes comerciais de grande escala.

CJ ENM tenta se manter

A CJ ENM, uma força dominante na indústria cinematográfica coreana desde o início dos anos 2000, está em uma situação especialmente crítica. Atualmente, a empresa tem apenas dois filmes em produção: o novo projeto de Park Chan-wook, “It Can’t Be Helped” (traduzido do título coreano), que começou a ser filmado em 17 de agosto, e “Pretty Crazy“, que está em pós-produção. Excluindo “Pretty Crazy“, que terminou as filmagens em 2022, a CJ ENM tem apenas um novo filme em produção, impactando significativamente a empresa.


Gravação
Dia de gravação. Reprodução/Lê Minh/Pexels

A Showbox tem três filmes aguardando produção, e a NEW tem dois. No ano passado, a Showbox e a NEW distribuíram três e 13 filmes coreanos, respectivamente (excluindo filmes distribuídos em nome de outras empresas). Um funcionário da Showbox disse: “Além de ‘Three Days’, lançamos todos os filmes que tínhamos em produção. Estou mais preocupado com o mercado cinematográfico no próximo ano do que estava no ano passado ou neste ano.”

Plus M Entertainment persiste

Enquanto isso, a Plus M Entertainment está investindo ativamente em novos filmes. Um funcionário da Plus M Entertainment disse: “Recentemente confirmamos investimentos em vários filmes e planejamos continuar investindo por enquanto.” No ano passado, a Plus M Entertainment garantiu o primeiro lugar em participação de mercado na distribuição de filmes coreanos pela primeira vez, com mais de 10 milhões de espectadores tanto para “12.12: The Day” quanto para “The Roundup: No Way Out.”

Não são apenas as grandes empresas que estão apertando os cintos. Uma pequena empresa de investimento e distribuição decidiu sair completamente do negócio de cinema e focar apenas na produção de dramas. À medida que o financiamento para filmes seca, muitas empresas cinematográficas estão voltando cada vez mais sua atenção para dramas. Um veterano da indústria cinematográfica, que fundou uma empresa de cinema após trabalhar em uma grande empresa de investimento e distribuição, afirmou que, embora estejam planejando principalmente dramas, o mercado de dramas também não está indo bem, o que é preocupante.

Foto Destaque: Filmes Coreanos. Reprodução/CJ ENM

Rolar para cima