Korean Magazine BR

Ilha surge ao sul de Tóquio após erupção de vulcão subaquático

A erupção de vulcão subaquático, causou espanto aos moradores que ouviram um grande barulho e logo após uma nuvem cinza no ar

Segundo investigadores japoneses, no dia 03 de novembro uma erupção vulcânica submarina, ocasionou à formação de uma nova ilha na costa de Iwo Jima, localizada à cerca de 1.200 quilómetros a sul de Tóquio.

A nova ilha constitui-se principalmente de massas rochosas formadas ao norte do local da erupção. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tóquio, a nova ilha pode crescer se a atividade vulcânica continuar.


Plumas de fumaça sobem de uma nova ilha após um vulcão recente em Iwo Jima em 3 de novembro. (Foto: Reprodução/SETSUYA NAKADA)

Setsuya Nakada, professor emérito de vulcanologia da Universidade de Tóquio, contou que o magma vem entrado em erupção debaixo d’água – conhecido como erupção freatomagmática – há um tempo perto de Iwo Jima, com o magma se solidificando como rocha abaixo da superfície.

Após a erupção em 30 de outubro, o magma que solidificado se acumulou e começou a romper a superfície, causando a formação da nova ilha, disse Nakada, que sobrevoou o local na sexta-feira.

Numa fase anterior, um jato vertical de cor preta, detritos – que é um magma solidificado – e água jorrou para cima”, disse Nakada. “Desde 3 de novembro, a erupção começou a mudar e a emissão de cinzas vulcânicas continuou de forma explosiva.

Nakada contou que a ilha é feita de pilhas de pedra-pomes, e sofre erosão facilmente. Entretanto, enquanto a atividade vulcânica continuar, existem grandes chances da ilha permanecer, já que o fluxo da lava vai ajudar a protegê-la.

As áreas que não têm lava podem ser destruídas. Portanto, se cada vez mais lava sair e cobrir a área, penso que essa parte permanecerá para sempre”, disse Nakada, acrescentou que ainda não sabe se a erupção continuará.

Plumas de fumaça sobem de uma nova ilha após um vulcão recente em Iwo Jima em 3 de novembro. (Foto: Reprodução/SETSUYA NAKADA)

Nakada acrescenta que a forma como a ilha surgiu, faz lembrar a forma como uma outra nova ilha se formou em 2013 e se fundiu com Nishinoshima, uma ilha localizada na cadeia de Ogasawara.

Nishinoshima ou Ilha do Rosário, também foi criada a partir de uma erupção vulcânica subaquática, que acabou atingindo cerca de 2 quilômetros de diâmetro.

Existe a possibilidade de a (nova) ilha se fundir com Iwo Jima se a erupção continuar”, disse Nakada.

Segundo a Agência Meteorológica, haviam sido detectados tremores vulcânicos frequentes em Iwo Jima desde 21 de outubro, seguidos por erupções na costa sul.

Outras erupções de vulcão subaquático

Iwo Jima é um vulcão ativo ao sul da Ilha Ogasawara. Ele também fica a cerca de 60 km ao norte de outro vulcão subaquático Fukutoku-Okanoba, que teve uma grande erupção submarina em 2021.

Em julho de 2022, uma erupção magmática foi registada pela primeira vez na costa sudeste de Iwo Jima, juntamente com uma erupção freatomagmática. Isto foi seguido por outra erupção em junho e outra em outubro.

Foto destaque: Vulcão forma ilha após erupção (Reprodução/SETSUYA NAKADA)

Rolar para cima