Homem é preso por tentar incendiar o palácio Changdeokgung
O palácio Changdeokgung é conhecido por ter sido listado como Patrimônio Mundial da UNESCO na Coreia do Sul
Na última terça-feira (9), a Delegacia de Polícia de Hyehwa afirmou que está investigando uma tentativa de incêndio criminoso no palácio Changdeokgung, em Jongno-gu, Seul. O crime ocorreu no dia 23 de março, provocado por um homem por volta dos 50 anos.
Segundo a polícia, o homem teria usado um isqueiro para provocar um incêndio por volta das 18h. Dessa forma, durante a tarde, no dia do ocorrido, o acesso ao palácio foi restrito. As autoridades acreditam que o homem entrou pelo portão Donhwamun, que geralmente é utilizado como saída.
Além disso, o homem foi visto fumando e tentando acender um dispositivo de gancho da porta no salão Daejojeon com um isqueiro. Desta forma, o escritório de administração do palácio percebeu e logo relatou o ocorrido à polícia.
Palácio Changdeokgung. Reprodução/Sanga Park
As autoridades se preocupam com o incidente, visto que recentemente tem se visto constantes atos de vandalismo em locais culturais como a vandalização de um muro do palácio principal Gyeongbokgung, designado como Sítio Histórico No. 117. O muro foi pichado com grafites em duas ocasiões, em dezembro do ano passado.
Após os incidentes de vandalismo, o Governo Metropolitano de Seul instruiu cada distrito a realizar inspeções minuciosas em 66 locais de patrimônio cultural dentro de suas respectivas jurisdições.
Dessa forma, foi descoberto pelas autoridades de Jongno-gu, grafites em uma parte da Muralha da Cidade de Seul. Sendo assim, o local também é um sítio de patrimônio cultural designado, perto do campus da Universidade Sungkyunkwan.
Patrimônio da UNESCO
O palácio Changdeokgung foi listado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997. Sendo assim, o local é o único entre os cinco principais palácios da era Joseon a receber tal reconhecimento.
Foto destacada: palácio Changdeokgung. Reprodução/Vecteezy.