Homem é condenado por escrever poema ao regime norte-coreano

Homem de 68 anos é condenado a 14 meses de prisão por escrever poema elogiando o regime da Coréia do Norte

Após ganhar um concurso de poesia em um site de propagandas norte-coreanas, o homem, de 68 anos, foi condenado a 14 meses de prisão. Sr. A (identidade não revelada), como resultado, foi preso pela violação da Lei de Segurança Nacional.

O homem condenado enviou ao site Uriminzokkiri uma expressão antiestatal em 2016, intitulada “Meios de Unificação”. Sr. A aponta que uma unificação socialista beneficiaria o país, visto que haveria habitação gratuita, a população não precisaria procurar casas para alugar, nem se preocupar com emprego, teria educação e auxilio médico gratuito, e segundo ele, a população não cometeria suicídio.

Além desses apontamentos, Sr. A escreveu: “As pessoas no Norte já estão se reunindo e avançando para a unificação, então deixe as pessoas no Sul também se unirem e avançarem para a unificação”.

O homem demonstrou seu apoio ao regime norte-coreano em inúmeras ocasiões. A teria comentado elogios em artigos relacionados às atividades das forças armadas do país ao norte em 2013. Ele similarmente teria republicado cerca de 72 textos relacionados entre 2014 e 2017 em sites e portais sul-coreanos.

Sr. A já teria sido preso anteriormente por elogiar e apoiar outros crimes, recebendo uma sentença de 10 meses.

Lei de Segurança Nacional

A Lei, implantada em 1948, visa suprimir ideias comunistas, principalmente as especialmente próximas ao regime da Coréia do Norte. Foi promulgada meses antes do país ao sul se declarar a República da Coréia, sob tutela dos Estados Unidos da América. Mesmo após o início da democratização do país nos anos 80, a lei permaneceu intocada. Grupos que protestam contra a lei indicam que o governo continua a usar desta para reprimir greves e manifestações trabalhistas.

A lei inclui: viagens não autorizadas ao território norte-coreano sem autorização, contato com a população norte-coreana, além de atentar contra a liberdade de expressão do povo, proibindo atividades “contra o estado”.

Foto destaque: Página inicial da mídia de propaganda da Coreia do Norte ‘Uriminjokkiri’./Reprodução: Notícias Yonhap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima