O k-pop vem crescendo mundialmente e junto com ele, os grupos com membros não-coreanos também vem marcando presença.
Uma das coisas mais notáveis no mundo do K-pop hoje, é o surgimento de grupos compostos por membros não-coreanos. Ainda é discutido se o grupo se encaixa no gênero k-pop, mas surgimento deles é uma prova da crescente diversidade e expansão do gênero.
O girl group BLACKSWAN – que consiste em membros senegaleses-belgas (Fatou), brasileiros-alemães (Gabi), americanos (NVee) e indianos (Sriya) – afirma ser um grupo feminino de K-pop. O grupo tinha membros coreanos debutou em 2020, porém todos saíram.
“Foi realmente desafiador aprender a etiqueta coreana, como o uso de expressões honoríficas, e ainda estamos em uma montanha-russa“, disse o BLACKSWAN por meio de sua empresa de gerenciamento, DR Music. “Mas estamos muito felizes em formar um grupo feminino de K-pop com o qual sonhamos.“
O último lançamento do quarteto, “Karma”, que está em alta paradas em todo o mundo, o videoclipe ultrapassou de 5 milhões de visualizações no YouTube no domingo. O BLACKSWAN planeja embarcar em uma turnê pela Ásia em setembro.
XG é outro girl group que não possui integrante coreana, sendo composto por sete integrantes japonesas: Jurin, Chisa, Cocona, Hinata, Maya, Juria e Harvey. Mesmo sendo treinadas no sistema K-pop e atualmente estejam baseadas na Coreia, elas preferem ser chamadas de um “grupo global” pois transcende fronteiras.
“Queremos mostrar a música e as apresentações de XG para o público global sem estarmos presos a preconceitos e regulamentos relacionados a regiões e idiomas”, disse o produtor executivo de XG, JAKOPS, no Instagram. “As pessoas podem achar o XG desconhecido por ser um grupo inédito, mas vamos nos esforçar para mostrar sua própria cor e diversidade… (Além disso,) XG tem cantado em inglês porque queremos trazer sua música para o mercado internacional.“
Após estrear com seu single digital em inglês, “Tippy Toes” em março, o septeto teve um bom crescimeno em sua carreira. “Left Right” – música incluída em seu EP de janeiro, “Shooting Star” – garantiu um lugar na principal parada de rádio dos EUA Mediabase Top 40 Radio Airplay por 10 semanas consecutivas. Segundo a MLD Entertainment, o XG vai anunciar em breve o inicio da sua jornada na Coreia com o próximo lançamento.
Foto destaque: Grupo Global XG. (Reprodução/Instagram)
Impeachment do presidente Yoon Suk Yeol avança com audiências sobre lei marcial e debates sobre…
Imóvel de R$ 23,5 milhões, ligado ao escândalo de drogas do ator sul-coreano Yoo Ah-in,…
Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…