Governo sul-coreano criará “Netflix” para cartoons e webtoons
Buscando uma forma de aumentar reconhecimento, o governo sul-coreano criará “Netflix” para cartoons e webtoons
O entretenimento sul-coreano tem conquistado cada vez mais visibilidade mundial. Com esse reconhecimento, o governo criará “Netflix” para cartoons e webtoons como um meio de engajar um público cada vez maior.
A decisão veio do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo para elevar o mercado de desenhos animados e webtoon, de modo que ajude a estabelecer a Coreia do Sul como o centro da indústria nessa área. Tal ação visa gerar não apenas engajamento externo como também da própria população.
De acordo com especialistas, a indústria experimentou um aumento de 23 pontos percentuais em 2022, tendo um valor de mercado de mais de 2 trilhões de wons em relação aos anos anteriores, tendo também um aumento nas exportações externas.
Tal aumento leva o governo ao planejamento de uma plataforma mundial para os desenhos animados e webtoons, semelhante ao “Netflix”.
Casa Azul a sede do governo sul coreano. Reprodução/O Globo
O planejamento e o lançamento da plataforma
Caso siga o planejamento, o lançamento da plataforma tem previsão para acontecer em 2025, com modelos de negócios dos quais irão se adequar aos mercados exteriores e dar bons suportes para o interior, utilizando uma forte base de dados.
Assim, o ministério revelou planos para organizar desde festivais que possam ajudar no aumento da conscientização, até premiações, como um modo de reconhecimento. Isso será intensificado após o planejamento do projeto vigente.
Além disso, como um meio da plataforma ganhar holofotes, especialistas neste formato de arte irão participar de um comitê que atuará como canal oficial e com representantes.
O governo sul-coreano também reforçou que haverá revisões na atual “Lei de Promoção de Cartuns”. Recém-implantada, a lei permitirá que desenhos animados e os webtoons sejam considerados como indústria. A intenção é constituir uma base legal e institucional para ajudar no setor do entretenimento.
Foto de destaque: Poster de “Caçadores de Demônio” após ser adaptado para o formato série. Reprodução/Cabana do Leitor