Governo emite novas permissões de trabalho para estrangeiros
Governo sul-coreano passará a permitir o trabalho de estrangeiros nas indústrias de serviços de alimentação, hotéis e condomínios a partir de abril
Na quarta-feira (28), o Ministério do Emprego e Trabalho discutiu maneiras de integrar trabalhadores estrangeiros em diferentes setores. Ainda neste ano, o governo emitirá novas permissões de trabalho para estrangeiros em quatro indústrias: restaurantes, hotéis e condomínios, silvicultura e mineração. A partir de abril, os empregadores – proprietários de restaurantes, hotéis e condomínios poderão solicitar permissão para empregar trabalhadores estrangeiros.
A iniciativa começará em caráter experimental, visando especificamente funções de assistência em restaurantes coreanos que estejam em operação há mais de cinco ou sete anos. Trabalhadores estrangeiros também poderão ser empregados como faxineiros ou assistentes de cozinha em hotéis e condomínios em quatro regiões — Seul, Busan, Ilha de Jeju e Província de Gangwon. O governo ainda planeja avaliar o projeto piloto em novembro e elaborar um plano de melhoria com base nos resultados obtidos.
Entretanto, o governo começará a aceitar pedidos de permissão de trabalho nas indústrias de silvicultura e mineração em julho. A permissão para silvicultura estará limitada a atividades de reflorestamento, exploração florestal e produção de mudas, enquanto as permissões para mineração serão apenas para operações com produção anual de 150.000 toneladas ou mais.
Medidas de enfrentamento à escassez de mão de obra
Contudo, em resposta à escassez de mão de obra em locais industriais, o governo aumentou o número de vistos de trabalho para trabalhadores estrangeiros. Neste ano, houve um aumento de 120.000 destes vistos em relação ao ano passado. A expansão também inclui um aumento no número de indústrias elegíveis para permissões de emprego para os estrangeiros. Esta medida visa resolver o problema da escassez de mão de obra na indústria, e surge como parte dos esforços mais amplos para atrair trabalhadores estrangeiros em meio a uma taxa de natalidade em declínio.
Portanto, o ministério do trabalho pretende realizar pesquisas sobre estas quatro novas indústrias e fortalecer os serviços de aconselhamento para trabalhadores estrangeiros. Entretanto, o Ministro do Emprego e Trabalho, Lee Jung-sik, enfatizou que os esforços do ministério por si só são insuficientes para garantir um ambiente de trabalho estável, e que será necessário melhorar a colaboração entre ministérios relacionados, organizações industriais e governos locais.
Foto destaque: Operadora de caixa. Reprodução/Stock Images