Korean Magazine BR

governo coreano

Governo coreano planeja agir contra o uso de cigarro eletrônico

Governo coreano anunciou que planeja rever as leis relacionadas ao tabaco para incluir a nicotina sintética como um tipo de tabaco

Nesta quarta feira (15), o governo sul-coreano anunciou que planeja alterar as leis relacionadas ao tabaco. A proposta é incluir a nicotina sintética na lista de tipos de tabaco, para que os órgãos responsáveis consigam regulamentar a venda e o uso do produto. A Coreia do Sul tem registrado uma crescente popularidade da substância entre os jovens fumantes do país. Os ministérios de Saúde e Bem-Estar e Economia e Finanças, planejam promover uma revisão das leis para que a nicotina seja vista como tabaco. Conforme o iformado pelas autoridades, a proposta segue sob a Lei de Negócios de Tabaco.

Na Coreia do Sul, o Ministério da Saúde impõe as leis relacionadas ao tabaco através da Lei Nacional de Promoção da Saúde Nacional, enquanto o Ministério das Finanças governa a Lei de Negócios de Tabaco. Tais leis instituem que um produto de tabaco é “o que é fabricado em um estado adequado para fumar, chupar, inalar vapor, mastigar ou cheirar, usando folhas de tabaco como todo ou parte das matérias-primas.”

Nesse sentido, o líquido da nicotina sintética usado em cigarros eletrônicos não se enquadra como tabaco.  Em vista disso, o líquido ainda hoje não está sujeito a medidas de supervisão, como exemplo a exigência de rótulos de advertência sobre os possíveis problemas de saúde causados pela nicotina sintética. Atualmente, também não existem fundamentos legais para a punição pela venda do produto para menores de idade.

Mais sobre os possíveis desdobramentos  

Em suma, a decisão de revisar e regulamentar a lei ocorre em meio ao recente anúncio da British American Tobacco, que estava considerando lançar um novo produto no País. A Coreia do Sul é o único país do mundo que o gigante global do tabaco está considerando lançar tal produto. “Decidimos promover a revisão da Lei de Negócios de Tabaco quando a 22ª Assembleia Nacional for aberta”, disse um funcionário do Ministério da Saúde.


governo coreano
Cigarros eletrônicos exibidos em uma máquina de venda automática no distrito de Mapo, oeste de Seul, em 9 de maio. Reprodução/GoogleImages

O funcionário completou falando que vão fornecer os materiais necessários ao Ministério das Finanças, dizendo também que já há muitas evidências provando que a nicotina sintética é tabaco. A proporção de cigarros eletrônicos vendidos localmente na Coreia do Sul aumentou constantemente. Com a promessa de ajudar os usuários a pararem de fumar, o produto atingiu o número de 16,9% do total de vendas em 2023.

Foto Destaque: exemplo de cigarros eletrônicos. Reprodução/Pinterest.  

Rolar para cima