Governo almeja dobrar o consumo da culinária coreana
O governo busca dobrar a indústria de alimentos coreanos para US$ 227 bilhões até 2027
O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais do governo visa dobrar o consumo da culinária coreana. Essa meta será alcançada por meio de uma expansão de 51% no número de restaurantes coreanos no exterior, com a expectativa de superar a marca de 15 mil até 2027, em comparação com estabelecimentos registrados em 2020. Além disso, o Ministério estabeleceu uma meta ambiciosa de elevar o número de restaurantes coreanos com estrelas Michelin até 2027, aumentando significativamente.
Para fortalecer o turismo culinário, o Ministério está desenvolvendo pacotes abrangentes que entrelaçam a agricultura com temas como cultura de fermentação, culinária tradicional coreana, pratos sazonais e delícias culinárias em alta.
Ainda, sobre o tema de bebidas tradicionais, por exemplo, estão sendo criadas experiências imersivas de turismo que abrangem a jornada da cultura alimentar, desde os locais de produção de ingredientes (arroz) até cervejarias, experiências práticas de produção e as narrativas dos produtores. O plano inclui introduzir um pacote experimental de turismo agrícola-gourmet este ano, seguido por um total de 15 até 2027 e 30 até 2032.
Programas de escolas e estágios
O Ministério pretende expandir programas educacionais. Além disso, permitirá a participação de estudantes de culinária e profissionais em atividade. O objetivo principal é desenvolver especialistas em profissionais da culinária coreana. Com o intuito de atingir essa meta ambiciosa, pretende-se aumentar o número de beneficiários da educação de 250 para 600 até o ano de 2027.
O governo está trabalhando para promover termos culinários coreanos-chave, incluindo gim (alga seca), makgeolli (vinho de arroz coreano) e galbi (costelas marinadas), e introduzi-los globalmente na língua original. O processo de seleção leva em consideração fatores como preferências internacionais, importância na indústria e contribuições de especialistas, com ao menos 10 termos.
Evento gastronômico
Quanto aos eventos, a Coreia está se preparando para sediar o evento gastronômico internacional “Os 50 melhores restaurantes da Ásia” de 24 a 26 de março. Além disso, o ministério está trabalhando para estabelecer uma conferência global sobre culinária coreana, hospedada pelo Instituto de Promoção de Alimentos Coreanos. O objetivo é transformar essa conferência em um evento anual, com convites estendidos a especialistas culinários de várias partes do mundo.
Foto destaque: Culinária Coreana. Reprodução/Mariam Antadze/Pexels