Franquia de ‘Roundup’ se consolida como um sucesso de bilheteria na Coreia do Sul
“The Roundup” continua sua trajetória no cinema com seu quarto filme e entra para a história do cinema coreano atingindo 10 milhões de ingressos
A franquia de sucesso de filmes de ação “The Roundup” continua sua trajetória com seu último lançamento “The Roundup: Punishment”. O filme consolidou seu lugar na história do cinema sul-coreano ao atingir a marca de 10 milhões de ingressos em apenas 22 dias desde sua estreia em abril. Isso estabeleceu o recorde mais rápido deste ano e entre os filmes da franquia.
‘The Roundup: Punishment’ domina as bilheterias dos cinemas coreanos há 27 dias consecutivos, tendo vendido 10,68 milhões de ingressos até terça-feira, de acordo com dados da distribuidora do filme, ABO Entertainment. Assim, o lançamento do último capítulo da trama tem gerado grandes expectativas e animação entre os fãs da franquia, trazendo nostalgia dos velhos personagens e introduzindo novos elementos de ação e aventura.
Tudo começou com o filme de ação “The Outlaws” em 2017. Embora não tenha se tornado um grande sucesso de bilheteria, com 6,88 milhões de ingressos vendidos, o filme criou bastante agitação e ganhou apelo popular. Isso se deve ao formidável personagem policial interpretado por Ma Dong-seok colidindo com o personagem vilão interpretado por Yoon Kye-sang.
No entanto, a mudança em relação ao tom do filme, ao adicionar mais comédia a história, mas mantendo a trama do bem e do mal, com Ma Seok-do dando grandes socos para solucionar crimes, fez a franquia decolar para o grande sucesso com 12,69 milhões de ingressos vendidos. Desde então, a franquia tem sido muito bem-sucedida, alcançando consistentemente vendas de 10 milhões de ingressos com cada sequência e conquistando os coreanos fãs de ação e comédia.
Atores do filme agradecem pela marca de 10 milhões de ingressos vendidos.Reprodução/ABO Entertainment
The Roundup: Punishment
Na sequência mais recente, “The Roundup: Punishment”, a trama gira em torno do policial Ma Seok-do enquanto ele rastreia um cruel chefão do tráfico global, Baek Chang-ki, interpretado por Kim Moo-yeol. Lee Dong-hwi dá vida ao empresário de criptomoeda Chang Dong-cheol, que emprega casinos ilegais online para lavagem de dinheiro
O ator e produtor principal da franquia, Ma Dong-seok, também conhecido como Don Lee assumiu vários papéis como planejador e roteirista do filme. Heo Myeong-haeng dirigiu o filme, tendo anteriormente atuado como coreógrafo de artes marciais nos três primeiros episódios.
Don Lee contou que consulta detetives e criadores de perfil em casos da vida real ao criar as histórias dos filmes, mantendo o objetivo principal da série: entretenimento. “É preciso muita gente para fazer uma história que transmita a justiça do bem e do mal e um senso de catarse”. Ma concluiu que sua meta era elevar a conscientização sobre crimes sérios, expressar gratidão aos detetives e oferecer uma sensação de satisfação e felicidade.
Críticas ao filme
Apesar das críticas positivas que o último filme recebeu, ele também tem enfrentado críticas por monopolizar as telas de cinema. O filme responde por mais de 80% de todos os filmes exibidos nos cinemas locais. Desse modo, o crítico afirmou que o domínio dos cinemas por parte desse filme afetará a capacidade da indústria de oferecer uma variedade maior de filmes ao público. Por fim, disse que filmes com mensagens ou valores artísticos mais profundos frequentemente enfrentam dificuldades para conseguir exibição. Eles acabam passando apenas em horários muito cedo ou muito tarde, tornando-os menos acessíveis para muitos espectadores.
Foto: Um pôster do filme “The Roundup: Punishment”em cinema de Seul.Reprodução/Yonhap