Filmes coreanos registram recorde devido ao sucesso de ‘Exhuma’
Devido ao grande sucesso de ‘Exhuma’, do diretor Jang Jae-hyun, filmes coreanos registram recorde de vendas no mês de março
Impulsionados pela sensação de bilheteria “Exhuma” (2024), os filmes coreanos alcançaram suas maiores vendas combinadas de todos os tempos para o mês de março, de acordo com relatório do governo sul-coreano divulgado nesta terça-feira (9). O filme tem ocupado o topo da bilheteria local em todos os dias desde a sua estreia, derrotando competições muito esperadas como a segunda parte de “Duna” e os dramas premiados “Past Lives” (2023) e “Poor Things” (2023).
De acordo com um relatório mensal sobre a indústria cinematográfica coreana pela Comissão de Cinema Coreano (KOFIC), os filmes nacionais garantiram vendas consolidadas de 80,3 bilhões de won (US$ 59,3 milhões) em março. Esse valor equivale a 159% da média de 50,5 bilhões de won dos anos pré-pandemia de 2017-2019. A cifra de 80,3 bilhões de won representa um aumento de 274,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O relatório também mostrou que os filmes atraíram 8,29 milhões de espectadores em março. Assim, recuperando 134% da normalidade pré-pandemia e aumentando 342,2% em relação ao ano anterior. A comissão atribuiu as vendas otimistas ao grande sucesso comercial do thriller sobrenatural “Exhuma”. O filme arrecadou 70,7 bilhões de won em receita apenas em março após sua estreia em 22 de fevereiro.
‘Exhuma’
“Exhuma” é o 32º filme a ultrapassar a marca de 10 milhões de ingressos vendidos na Coreia. Além disso, é o primeiro filme ocultista a atingir essa marca na Coreia. Devido ao sucesso do filme, os cinemas locais relataram a venda de 11,7 milhões de ingressos e 116,6 bilhões de won em vendas combinadas no mês de março. Assim, marcando as segundas maiores vendas para março, após março de 2019, de acordo com a KOFIC.
“Exhuma” é o terceiro filme dirigido e escrito por Jang Jae-hyun, após “Os Sacerdotes” (2015) e “Svaha: O Sexto Dedo” (2019). O elenco conta com Choi Min-sik, Kim Go-eun, Yoo Hae-jin e Lee Do-hyun, grandes nomes do cinema nacional coreano. O filme tem obtido sucesso comercial por sua crítica sutil ao domínio imperialista japonês entre 1910 e 1945, especialmente em conjunto com o Dia do Movimento de Independência em 1º de março.
O filme estreou no 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, ou Berlinale, com uma exibição em 16 de fevereiro. Ele foi incluído na seção Fórum, que apresenta filmes experimentais. Uma honra que os diretores Bong Joon-ho com “Snowpiercer” (2013) e Kim Tae-yong com “Late Autumn” (2010) receberam no passado.
Foto Destaque: Pôster dos atores de “Exhuma”. Reprodução/PINKVILLA