Filmes chineses ganham destaque na Semana de Cinema de Moscou

Exibição de filmes chineses visa fortalecer laços culturais entre China e Rússia na 75ª comemoração do evento, que ocorre no final de agosto

Nesta terça-feira (20), foi anunciado que o Festival Internacional de Cinema de Moscou ocorrerá em diversos locais da cidade, proporcionando à população russa a oportunidade de assistir a uma ampla seleção de filmes chineses. O Departamento de Cultura de Moscou e a Agência de Indústrias Criativas sediarão o festival de cinema de 23 a 28 de agosto, com o objetivo de proporcionar uma experiência diversificada e imersiva para o público.

Além disso, delegações de mais de 40 países, incluindo China, Índia, Turquia, Irã, Egito, Tailândia e membros da Comunidade dos Estados Independentes, estarão presentes. Além das produções chinesas, o festival contará com mais de 300 exibições de filmes russos e internacionais, provenientes de mais de 70 países e regiões. As exibições ocorrerão em cinemas tradicionais e em locais inusitados, como piscinas ao ar livre, coberturas de hotéis, parques e cinemas flutuantes.

Dentre as produções selecionadas, que incluem tanto filmes em live-action quanto animações, destacam-se oito títulos: “Born to Fly” (Ás das Alturas, 2023), “My Love” (Meu Amor, 2021), “Love in the Office” (Meu Amor no Trabalho, 2015), “Chang An” (30.000 Milhas de Chang’an, 2023), “Super Wings the Movie: Maximum Speed” (Super Wings em Velocidade Máxima, 2023), “I Am What I Am” (Eu Sou o Que Sou, 2021), “New Happy Dad and Son 3: Adventure in Russia” (Pai e Filho: Aventuras na Rússia, 2018) e “Mozart from Space” (Mozart do Espaço, 2022).


Filmes
Born to Fly (Ás das Alturas) e Mozart from Space (Mozart do Espaço), dois dos oito filmes selecionados para o Festival. Reprodução/IMDB

Ano de Intercâmbio Cultural entre China e Rússia

Com 100 locais e 200 eventos diários, o festival tem como objetivo apresentar ao público russo as mais recentes produções cinematográficas chinesas e incentivar a colaboração com uma das maiores delegações chinesas a participar do evento. Os organizadores acreditam que Moscou atrai diretores chineses por suas avançadas instalações de produção, além do suporte digital e logístico oferecido.

Neste ano, que marca o 75º aniversário das relações diplomáticas entre China e Rússia, o período de 2024-2025 foi designado como o Ano do Intercâmbio Cultural China-Rússia. Essa iniciativa busca criar mais oportunidades para trocas e cooperações no campo da cultura e da produção cinematográfica, com um foco especial em animação. O objetivo é fortalecer a tradicional relação de amizade, confiança e benefício mútuo entre os dois países. Durante a semana de cinema, representantes chineses visitarão o Cluster da Indústria Cinematográfica de Moscou, incluindo o Parque de Produção e Experiência de Moskino.

Foto destaque: logo do Festival Internacional de Cinema de Moscou. Reprodução/Cinema em Foco.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima