Filme “Porque Odeio a Coreia” reflete desafios sociais

O filme “Porque Odeio a Coreia” retrata a jornada de uma jovem em busca de felicidade longe das pressões sociais

O filme “Porque odeio a Coreia” conta a história da personagem Gyena, que enfrenta vários desafios que incluem a pressão de atender as irrealistas exigências de seus chefes no trabalho, o trajeto de duas horas que percorre de Incheon até Seul todos os dias e como se sente inferior devido a comparação com seu namorado rico. Para escapar desse ciclo sem esperança, a jovem de 20 anos, interpretada por Ko A-Sung, decide largar o emprego e se mudar para a Nova Zelândia no filme seguinte.

Baseado no romance de Chang Kang-myoung, de 2015, “Porque Odeio a Coreia” retrada sobre as lutas de diversos jovens coreanos, onde é esperado que todos sigam o mesmo caminho ou corram o risco de serem passados para trás. O filme explora varias questões dentro da sociedade coreana, destacando as frustações e injustiça vividas por milhões deles. Gyena decide ir embora da Coreia para escapar disso, desse ciclo de injustiça, e embarcar em uma jornada para descobrir sua verdadeira identidade e buscar a felicidade além da pressão da competição desenfreada.

Leia mais: Cinemas coreanos diversificam programação para recuperar público pós-pandemia

Desafios de uma nova vida em outro país

Ao alternar entre a vida de Gyena na Coreia e suas experiências na Nova Zelândia, o filme mostra sua determinação em se adaptar a uma nova cultura e superar preconceitos, enquanto busca trilhar seu próprio caminho. Contudo, a mudança não traz o paraíso imaginado por Gyena. Na Nova Zelândia, ela enfrenta dificuldades financeiras e a necessidade de trabalhar em vários empregos de meio período enquanto cursa a pós-graduação.

O diretor Jang Kun-jae, que foi inspirado a fazer o filme após ler o livro de Chang Kang-myoung, afirmou que queria retratar os desafios da vida na sociedade coreana, experiência que ele próprio vivenciou. “Mesmo da minha perspectiva, a sociedade coreana é um lugar difícil de se viver”, disse Jang durante uma coletiva de imprensa em Seul. Ele espera que o filme ofereça conforto e uma mensagem de esperança aos jovens que lutam para encontrar seu lugar no mundo.


Porque Odeio a Coreia
Pôster do filme “Porque odeio a Coreia” (Divulgação/Courtesy of Rosc)

Lançamento e recepção

“Porque Odeio a Coreia” estreou como filme de abertura no Festival Internacional de Cinema de Busan no ano passado, em que foi amplamente aclamado pela crítica. O filme oferece uma visão equilibrada das realidades na Coreia e na Nova Zelândia, sem pintar nenhum dos lugares como um paraíso absoluto, permitindo que o público compreenda as complexidades por trás das escolhas de Gyena e a provocação do título. A estreia do filme nos cinemas está marcada para 28 de agosto, prometendo trazer à tona debates sobre as pressões sociais enfrentadas pelos jovens e as possibilidades de encontrar felicidade fora dos padrões estabelecidos.

Foto destaque: Personagem Gyena em festa. Reprodução/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima