Festival Internacional de Cinema de Busan não elege diretor
A comissão do evento não conseguiu eleger um novo diretor a tempo, sendo assim, este ano o Festival Internacional de Cinema de Busan não vai contar com uma direção
O Festival Internacional de Cinema de Busan (BIFF) adiou a nomeação de um novo diretor para o evento. A explicação dada pela comissão do evento foi que não houveram candidatos suficientes para a vaga. Nesta quarta-feira (27), o festival nomeou Park Do-sin, ex-programador sênior, como co-diretor adjunto. Ele trabalhará ao lado do vice-diretor Kang Seung-ah.
O festival vai ocorrer entre os dias 02 e 11 de outubro, e está na sua 29ª edição. Este ano o evento contará com uma direção dupla por Park Kwang-s e Ellen YD Kim, além dos co-diretores adjuntos Kang e Park. Em dezembro do ano passado, houve uma reunião para decidir sobre novos membros do conselho, após a demissão do membro executivo devido a denúncia de assédio sexual.
Segundo o comitê do festival: “Embora muitos indivíduos que alcançaram trabalhos notáveis em vários campos, incluindo a indústria cinematográfica, tenham participado na primeira e segunda rodadas de recrutamento, dadas as aspirações do Festival Internacional de Cinema de Busan de um novo salto e direção estratégica, tem sido um desafio identificar adequados candidatos neste momento”, disse a comissão do festival.
Problemas na comissão do evento
A comissão encarregada de nomear um presidente, diretor da ACFM, conselheiros e auditores está prestes a ser exonerada. Desse modo, o BIFF selecionará o próximo diretor do festival após o evento deste ano. Em fevereiro, o BIFF nomeou Park Gwang-su, membro fundador, como presidente do evento deste ano. Além disso, ele já foi diretor de cinema e ex-professor da Escola de Cinema, TV e Multimídia da Universidade Nacional de Artes da Coreia.
A primeira edição do evento aconteceu em 1996. E se tornou o maior festival de cinema da ásia. Além disso, o evento realiza-se em um local exclusivo, o “Busan Cinema Center”. O espaço foi inaugurado em 2011 e atualmente é um símbolo para Busan.
Foto destaque: Festival Internacional de Cinema de Busan, Coreia do Sul. Foto: Business Wire