Korean Magazine BR

O 59º Festival de Cinema de Daejong foi realizado no Gyeonggi Arts Center em Suwon, Gyeonggi, na quarta-feira.

Festival de cinema de Daejong fracassa e tem baixa participação na edição deste ano

Premiação que já foi prestigiado vem sofrendo uma baixa nos últimos anos

O Festival de cinema de Daejong fracassa, com quase metade dos premiados não presentes, a cerimônia aconteceu no Gyeonggi Arts Center na quarta-feira.

O que começou a manchar a reputação deste evento que já foi prestigioso?

Os problemas da premiação começaram por volta da década de 1990, quando “A História de Duas Mulheres” (1994), filme com pouca resposta nas bilheterias, ganhou o prêmio de Melhor Filme na cerimônia de 1994. Este ano, o festival de cinema de Daejong fracassa.

Um acontecimento semelhante, mas ainda mais sério, ocorreu em 1996, quando o filme “Henequen”. O filme ainda não lançado nos cinemas na época do Daejong Awards, ganhou alguns dos maiores troféus, incluindo Melhor Filme, Diretor e Atriz Coadjuvante.

Um requisito para ser indicado às categorias do Daejong Awards era que o filme tivesse lançamento e exibição ao público antes da premiação. As vitórias de “Henequen” provaram, por exemplo, a violação a regra de conceder prêmios a um filme do qual ninguém tinha ouvido falar.

Leia Mais: Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega à sua 8ª edição de forma online e gratuita

Especulações sobre “Henequen” ganhar prêmios por causa dos interesses envolvidos na fase de produção do filme, surgiram dentro da indústria cinematográfica. A princípio isso aconteceu devido ao Conselho de Cinema Coreano patrocinar o filme, e desafiou a credibilidade da premiação.

Problemas antigos

As indicações e prêmios concedidos durante a década de 2000 foram cada vez mais erráticos. Sendo assim, uma série de decisões sobre prêmios foi sendo questionadas por especialistas da indústria cinematográfica e cinéfilos coreanos até hoje.

Em 2001, “Friend”, filme nacional de maior bilheteria daquele ano, não recebeu prêmio, enquanto “A Day”, filme criticado e que também fracassou nas bilheterias, recebeu quatro. Decisões semelhantes do comitê Daejong, onde nomeações e prêmios questionáveis ​​foram distribuídos, acumularam-se com o passar dos anos.

Talvez reconhecendo a reputação que estava acumulando, o comitê do Festival de Daejong começou a empregar mais juízes externos para seus prêmios por volta de 2010. Ainda assim, controvérsias surgiram quando o então presidente do comitê, Cho Geun-woo, disse em 2015 que se os premiados não comparecerem à cerimônia não receberiam prêmio.

Mais tarde, Cho recebeu condenação de três anos de prisão por fraude e embolsou 500 milhões de won (1.892.153 milhões de reais) ao prometer assentos às pessoas no comitê se elas pagassem “doações” para a premiação.

Recentemente, o Festival de Daejong do ano passado sofreu críticas ao vender bilhetes de votação NFT para troféus e por estabelecer há pouco um Peoples Awards. O ganhador do prêmio, o ator Oh Na-ra, atacou os prêmios em seu discurso de aceitação, dizendo “Estou surpreso de ter ganho um prêmio do qual ninguém nunca ouviu falar.”


Vários assentos estão vazios no salão principal do Centro de Artes Gyeonggi em Suwon, Gyeonggi, onde foi realizado na noite de quarta-feira o 59º Festival Internacional de inema de Daejong.
Vários assentos estão vazios no salão principal do Centro de Artes Gyeonggi em Suwon, Gyeonggi. Local de realização do 59º Festival Internacional de Cinema de Daejong na quarta-feira.

O que diz a organização

Os organizadores do evento disseram que as vagas vazias no evento deste ano se dão porque o calendário está cheio de agendas de filmagens de filmes nesse mês. Eles dizem ainda que o número de participantes não deve ser um barómetro do sucesso do evento.

“Muitos daqueles que não puderam comparecer enviaram discursos de aceitação em vídeo, a principal prioridade era manter as decisões do painel de juízes”, disse Yang Yun-ho. “Não pudemos mudar os destinatários porque os atores ou diretores não puderam comparecer à cerimônia”.

No entanto, parece que a agenda lotada de cineastas e atores não é a única razão que os impede de comparecer ao evento. Especialistas da indústria, como o crítico de cinema Oh Dong-jin, disseram que, a menos que o evento passe por uma grande reformulação, o futuro parece sombrio.

“O Daejong Awards precisa voltar ao básico e focar em igualar o público ao nível dos olhos”, disse Oh. “O comitê precisa ser reformulado com um painel mais jovem e atualizado, e os prêmios precisam encontrar novamente a confiança do público. Neste momento, eles perderam toda a confiança. O evento também precisará obter um acordo e um consenso dentro do indústria cinematográfica. Pode levar alguns anos para o Daejong realizar essa façanha.”

Sem dúvidas, o Festival Internacional de Cinema de Daejong ainda é um dos principais eventos da Coreia. Entretanto, com o passar dos anos, o festival vem perdendo força devido a tantas polêmicas ao longo dos anos.

Foto destaque: Centro de Artes Gyeonggi / korea Joongang Daily

Rolar para cima