Festival de Cinema de Busan seleciona filmes com ganhadores do ACF
O Festival Internacional de Cinema de Busan selecionou este ano apenas 13 projetos, de 689 inscrições para o Fundo de Cinema Asiático de 2024
O Festival Internacional de Cinema de Busan (BIFF) selecionou 13 projetos para o Fundo de Cinema Asiático (ACF) de 2024, um dos principais programas de apoio à produção cinematográfica do festival. Segundo o BIFF, no dia 27, foram recebidas um total de 689 inscrições para o ACF deste ano. Após uma rigorosa seleção, 13 projetos foram escolhidos e inscrições encerradas. Os projetos selecionados este ano se destacam por tratar de temas críticos sob uma perspectiva única.
Categorias
As categorias de seleção foram: Fundo de Incubação para Longas-Metragens Independentes (3 projetos), Fundo de Apoio à Pós-Produção para Longas-Metragens Independentes (4 projetos) e Fundo (AND) para Documentários Independentes (6 projetos). Os 13 projetos selecionados serão apresentados a produtores de cinema, investidores e outros profissionais da indústria durante o 19º Mercado de Conteúdos e Filmes da Ásia, durante o 29º Festival Internacional de Cinema de Busan, de 2 a 11 de outubro.
Para o Fundo de Incubação para Longas-Metragens Independentes, foram selecionados: “7 a 7” do diretor indiano Nemil Rajesh Shah, “Submerso” do diretor birmanês-tailandês Lin Tet Aung, e “Doença de Yerevan” da diretora armênia Ovsanna Gevorgyan. Os três projetos selecionados receberão 10 milhões de won para desenvolvimento de roteiro e serão convidados como projetos oficiais do Mercado de Projetos da Ásia, tendo a oportunidade de participar de reuniões de negócios.
Estreia no BIFF
Os projetos selecionados para o Fundo de Apoio à Pós-Produção para Longas-Metragens Independentes, estrearão mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Busan (BIFF) deste ano. Os quatro escolhidos foram: “Como o Rio Flui” do diretor chinês Charles Hu, “I Am Love” do diretor Baek Seung-bin, “Noite de Primavera” da diretora Kang Mi-ja, e “Cartas de uma Mulher Imaginária” da diretora indiana Nidhi Saxena.
Seis projetos selecionados pelo Fundo (AND) receberão até 20 milhões de won cada e convidados para o Mercado de Conteúdos e Filmes da Ásia 2024, onde terão a oportunidade de se conectar com profissionais da indústria. Sendo eles: “Podemos Falar Agora?” do diretor Lee Seung-jun, “Chega de Orvalho” dos diretores Kim Tae-il e Joo Romi, “Água do Paraíso” da diretora Kim Sung-eun, “Tribo Kashkay: Era Uma Vez em Shiraz” do diretor iraniano Hamed Zolfaghari, “Discurso dos Amantes” do diretor filipino Miko Revereza, e “Como o Amor se Move” da diretora indiana Pallavi Paul.
Foto Destaque: Ganhadores da ACF E BIFF. Reprodução/ Asian Cinema Fund