O feriado de Chuseok é significativo para a Coreia Coreia do Sul. Devido à opressão japonesa durante a segunda grande guerra, há uma animosidade entre as duas nações. Por isso o Presidente Yoon o aproveitou para tentar melhorar os ânimos. Realizou um almoço com sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima.
A reunião é realizada na pousada Yeongbin-gwan de Cheong Wa Dae. Participaram 42 vítimas do Japão, bem como 43 outras pessoas da Coreia do Sul. O encontro ocorre cerca de quatro meses após o presidente Yoon ter se encontrado com sobreviventes coreanos do bombardeio, durante a visita a Hiroshima em maio para uma reunião de cúpula do Grupo dos Sete.
É um festival de colheita de três dias amplamente celebrado na Coreia do Sul. Realizado no décimo quinto dia (o dia da lua cheia), do oitavo mês lunar. Chuseok, significa “noite de outono” , mais precisamente, “noite de outono com a lua mais brilhante.” Contudo, a origem do Chuseok remonta ao século I com o nome de Gabae e tem uma linda história.
“Foram necessários 78 anos para o governo recepcionar vocês. Gostaria de dizer mais uma vez que sinto muito por ter sido tão tarde”, disse Yoon em seu discurso de boas-vindas.
“Tenho plena consciência de que as dificuldades de longa data, nas relações entre Coreia do Sul e Japão, tornaram suas vidas difíceis”, disse o presidente. “O governo nunca mais fechará os olhos para sua dor”.
“Enquanto cooperamos com o Japão, o vizinho mais próximo com quem compartilhamos os valores universais de liberdade, direitos humanos e Estado de Direito, nosso governo continuará avançando na paz e prosperidade na região e no mundo”, disse o presidente.
Muito antes da primeira e da segunda guerra, em 1910, o Japão dominou duramente a península coreana. Ao mesmo tempo, trabalhos forçados aos colonizados levaram milhares ao Japão. Mas a opressão durou até 1945, quando os aliados jogaram a bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki, acabando com a guerra. Em suma, cerca de 50.000 vítimas coreanas sofreram com a hecatombe. Bem como, o número de coreanos mortos em Hiroshima pode ter chegado a 30.000.
Foto destaque: Presidente Yoon no almoço no feriado Choseok (Yonhap News Agency)
Impeachment do presidente Yoon Suk Yeol avança com audiências sobre lei marcial e debates sobre…
Imóvel de R$ 23,5 milhões, ligado ao escândalo de drogas do ator sul-coreano Yoo Ah-in,…
Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…