O bairro coreano comemorou neste sábado (18), o dia do kimchi, trazendo muita cultura e diversão para todos os visitantes.
O evento ocorreu no sábado (18), e contou como atração principal o workshop de como fazer Kimchi, com a sul-coreana, Milena Yoo, onde ela e suas colegas ensinaram o processo para fazer um kimchi gostoso.
O KMBR conversou com a senhora Yoo antes de começar o workshop e ao ser questionada sobre a aceitação do kimchi pelos brasileiros, ela disse que foi muito bem aceito pelos brasileiros durante um outro workshop realizado no Museu da Imigração.
Ela completa dizendo que a cultura coreana como um todo vem sendo muito bem aceita pelos brasileiros, e disse que a internet e o governo auxiliaram nessa aceitação e interesse.
Além do workshop, a feira contou com a apresentação do grupo oficial da feira, o Stagebeaker, que deram um show em suas apresentações. Também teve apresentação do Coral de Mães Coreanas logo após a abertura oficial do evento, a apresentação do grupo Samulnori Hanullim com sua música tradicional de percussão da Coreia, entre outros.
O evento também ofereceu o workshop de dobradura com a técnica coreana chamada de Jong-i jeobgi, considerada uma arte tradicional feita com papel Hanji, cuja matéria-prima é a casca de árvore de amoreira.
O grupo de Caligrafia Tradicional Coreana também confirmou presença, oferecendo aos visitantes nomes e frases em hangul, o alfabeto coreano.
Conheça o kimchi
O kimchi é o acompanhamento tradicional mais presente nos pratos coreanos, que dependendo da região pode ser feito com acelga, nabo ou pepino.

O prato não representa apenas a culinária do país como também sua cultura e história. O Dia do Kimchi está no calendário dos estados da Califórnia, Virgínia, Maryland e Nova Iorque nos Estados Unidos, e também na capital Washington.
No primeiro semestre de 2023 o prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei que estabelece o dia 22 de novembro como Dia do Kimchi na cidade.
Foto destaque: Conserva de Kimchi. (Reprodução/Yumi Omi)