O álbum de debut solo de Jimin, “FACE”, foi o com menor diferença entre os números de vendas relatados pela empresa e vendas reais
O álbum “FACE” de Jimin (BTS) foi o mais vendido por um artista solo, segundo análise do Circle Retail Album Chart. Além de ter tido a menor diferença entre os envios relatados pela empresa e as vendas reais
A era “FACE”
Em 2023, Jimin debutou como artista solo e quebrou diversos recordes, tanto nacionais quanto internacionais.

As conquistas foram consideradas notáveis já que Jimin conseguiu seus feitos sem o suporte típico da indústria, por exemplo reproduções em rádio, inclusões em playlists ou campanhas publicitárias para ampliar sua audiência global, o que poderia ter impulsionado ainda mais as vendas do álbum e os números de streamings.
Porém, mesmo com as dificuldades, Jimin continua a se estabelecer como um artista solo no mundo todo.
“K-pop, Ceticismo Aumentado e Fantasias Diminuídas”
No artigo “K-pop, Ceticismo Aumentado e Fantasias Diminuídas”, do colunista de K-Pop Isaac Choi, do jornal Kyunghyang Shinmun, Choi destaca as realizações de Jimin.
O artigo afirma que o idol teve as vendas mais “orgânicas” entre os 10 melhores álbuns de 2023 no Circle Album Retail Chart. Ou seja, houve a menor diferença entre os números de álbuns relatados como enviados pela gravadora e o número real de álbuns vendidos nas lojas para os consumidores.

“Enquanto grandes empresas de entretenimento, como a HYBE, têm promovido suas vendas trimestrais sem precedentes ao longo do ano, como transmissões de corridas de cavalos, as vendas totais de álbuns, o indicador-chave de desempenho, são medidas de forma diferente das vendas reais”, escreve o colunista.
Análises de Isaac Choi
Choi continua dizendo que de acordo com as regras do Circle Chart, 34 álbuns únicos venderam mais de um milhão de cópias. No entanto, isso se baseia no número de álbuns que foram enviados pela empresa.
Segundo o Retail Album Chart, que se baseia no número de álbuns vendidos em lojas de varejo, apenas 8 álbuns venderam mais de um milhão de cópias.
“A relação de vendas de álbuns de varejo de “FACE” de Jimin/total de vendas de álbuns é de 87,82%, a mais próxima da unidade de todos os álbuns no top 10 do Circle Retail Album Chart”, acrescenta Isaac Choi.

Vendas de “FACE”
O Circle classificou o debut solo de Jimin como o álbum mais vendido por um solista coreano na história do gráfico de álbuns. O Circle foi criado em 2019.
O álbum 2023 com o total combinado de 1.497.786 vendas (para as versões regulares e Weverse) no gráfico anual de Álbuns de Varejo do Circle.
Dessa forma, Jimin se tornou o solista com mais vendas de álbuns de varejo em um único ano na história deste gráfico.
Bem como, “FACE” foi o álbum mais vendido por um artista solo no gráfico anual de álbuns de varejo desde a criação do Circle Chart.
Imagem em destaque: Capa de “FACE”. Reprodução/ iPurple