Estudo revela aumento de jovens coreanos com diabetes
Com baixa adesão ao tratamento, jovens coreanos enfrentam riscos crescentes do diabetes
Uma análise da Associação Coreana de Diabetes trouxe à tona dados preocupantes sobre a saúde dos jovens coreanos. De acordo com o levantamento, baseado em dados coletados entre os anos de 2019 e 2022, 95% dos pacientes com diabetes entre 19 e 39 anos apresentam sobrepeso e possuem um estilo de vida sedentário e uma dieta ultra industrializada, o que os torna ainda mais vulneráveis à doença. Apesar desse quadro alarmante, menos da metade desses jovens busca tratamento adequado.
Cerca de 300 mil jovens, 2,2% da população, têm níveis de hemoglobina glicada superiores a 6,5%, valor característico do diabetes. No entanto, apenas 43,3% desses pacientes receberam diagnóstico médico formal, índice muito inferior ao observado entre os idosos com mais de 65 anos, onde a taxa de reconhecimento da doença chega a 78,8%. A procura pelo tratamento também é baixa: somente 34,6% dos jovens diabéticos estão fazendo o controle com medicamentos, contra 75,7% entre os idosos.
Outro ponto é a alta taxa de obesidade e obesidade abdominal entre os jovens diabéticos. Entre eles, 87% são obesos, 8% estão com sobrepeso, e apenas 5% têm peso normal. A taxa de obesidade abdominal é de 88,8% para homens e 75,5% para mulheres, indicando que a maioria não mantém uma circunferência abdominal adequada. O estudo identificou ainda diferenças no controle da doença entre homens e mulheres: 35,1% dos homens coreanos fazem controle do diabetes, enquanto esse índice cai para 14,8% entre as mulheres. Já nos pacientes na faixa dos 30 anos, as mulheres apresentam uma taxa de controle de 41%, superando os 25,6% dos homens. A Associação Coreana de Diabetes alerta para a urgência de programas de conscientização voltados aos jovens, enfatizando a importância da prevenção e do acompanhamento médico no combate ao diabetes.
Foto Destaque: Médico verificando o nível de açúcar no sangue de um paciente. Reprodução/University of Oxford