Escultura do monstro “The Host” será retirada de Seul
A escultura de um monstro, que foi inspirada no filme “The Host” , será retirada por conta da reação de contribuintes
Na quinta-feira, o Governo Metropolitano de Seul anunciou a remoção da escultura de monstro, inspirada no filme “The Host”, localizada no Parque Yeouido Hangang. Além disso, eles também removerão outras obras de arte pública consideradas prejudiciais à estética da cidade. Eles tomaram essa decisão em resposta a críticas sobre o possível mau uso do dinheiro dos contribuintes em projetos de arte pública.
No momento, o governo municipal administra 46 obras de arte pública em parques ao longo do rio Han. Uma delas é a escultura do monstro, localizada entre a Ponte Mapo e a Ponte Wonhyo, cuja criação custou 180 milhões de won (US$130.975). Com três metros de altura, 10 metros de comprimento e pesando cinco toneladas, essa escultura é notavelmente imponente.
A escultura está sendo bastante criticada
Em resposta às preocupações crescentes sobre a falta de valor estético da escultura, muitos a consideram um desperdício de dinheiro público. Por isso, a prefeitura avaliou as obras de arte pública nos parques ao longo do rio Han e decidiu remover aquelas que considerava prejudiciais esteticamente, incluindo a escultura do monstro. Eles instalaram inicialmente essa escultura em 2014 com o propósito de adicionar um elemento cultural e turístico relacionado ao rio Han.
Essa medida está em conformidade com a intenção do prefeito de Seul, Oh Se-hoon, de desenvolver políticas visando aprimorar o apelo estético da cidade por meio de um melhor planejamento das esculturas públicas. Além disso, o governo planeja lidar com a proliferação de obras de arte pública de qualidade inferior, sob a supervisão dos governos locais. O Ministério da Cultura, Esporte e Turismo anunciou na quarta-feira que pretende elevar o padrão geral da arte pública e implementar medidas para evitar o desperdício de dinheiro dos impostos nesses projetos.
Foto Destaque: Escultura no Parque Yeouido Hangang que irão retirar devido a preocupações estéticas. Reprodução/Travel Lexx