Diretor de investimentos da Kakao é preso por suspeita de fraude
Na quinta-feira, 19, as autoridades prenderam Bae Jae-hyun, diretor de investimentos da Kakao Corp.
A polícia prendeu Bae por cometer fraudes em nome da Kakao., com suspeita de manipulação de ações relacionada à aquisição da SM Entertainment pela Kakao.
O Tribunal do Sul de Seul emitiu um mandado de prisão devido a preocupações com a possível destruição de provas e risco de fuga.
Em fevereiro, o diretor recebeu a acusação de manipular ações durante uma disputa entre a Kakao e a Hybe, pela aquisição de uma grande parte da SM.
Ao dquirir uma participação de 14,8% na SM do seu fundador, a Hybe inicialmente ofereceu comprar ações da SM de pequenos acionistas por 120.000 won por ação, mas suspendeu sua oferta de aquisição quando os preços de mercado das ações da SM excederam significativamente o preço oferecido.
Lucros da Kakao
Como mostrado no grafico acima, a Kakao vinha tendo bons lucros, além disso, nos anos seguintes, gigante sul-coreana da internet adquiriu quase 40% das ações da SM, tornando-se o maior acionista da SM.
Todavia o Serviço de Supervisão Financeira suspeita que Bae e outros dois executivos da Kakao artificialmente inflaram os preços das ações da SM para superar o preço da oferta da Hybe.
Além disso, outras acusações foram feitas, porém, Bae as negou, afirmando que a aquisição realizada por ele, foram totalmente legais dentro do mercado.
A empresa oferece uma variedade de serviços, incluindo jogos móveis, serviços de música, um mecanismo de busca na web e uma plataforma de comércio eletrônico.
Contudo, a empresa passou por várias expansões e aquisições ao longo dos anos, diversificando seus negócios para incluir setores como fintech, mobilidade e conteúdo digital. A Kakao também fez investimentos significativos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial e blockchain.
A Kakao Corporation é uma empresa de tecnologia da Coreia do Sul fundada em 2010. Conhecida por seu aplicativo de mensagens instantâneas chamado KakaoTalk, amplamente utilizado na Coreia do Sul.
O impacto dessa prisão para a empresa pode ser significativo, incluindo repercussões negativas nos mercados, uma gestão de crise, revisões internas e possíveis implicações legais.
A extensão dos efeitos dependerá da gravidade das alegadas atividades fraudulentas e de como a empresa lidará com a situação.
Foto destaque: Fachada da Kakao Corp. (SeongJoon Cho/Bloomberg via Getty Images)