Cresce dependência financeira dos jovens coreanos em relação aos pais
Cresce a dependência financeira dos jovens coreanos, revelando impactos econômicos e sociais dessa tendência
Os jovens coreanos estão cada vez mais dependentes financeiramente dos pais, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (6). Segundo um estudo do Serviço de Informação de Emprego da Coreia, revela-se que 66% dos coreanos entre 25 e 34 anos ainda vivem sob o mesmo teto dos pais ou não possuem independência econômica, o que aumenta a preocupação dos coreanos.
“Meus pais dizem que é estressante me ver em casa dia e noite, o que machuca meus sentimentos e me faz reagir de forma sensível sempre que os vejo”, afirmou Kim Young-joon, de 30 anos. “Tenho medo de que essa situação piore à medida que eu envelheça, porque fica mais difícil conseguir um emprego decente e me tornar financeiramente independente”, concluiu.
Ainda, Kim faz parte da chamada “tribo do canguru”, expressão usada para descrever adultos que ainda dependem financeiramente dos pais. Dado isso, em 2020, 66% dos jovens coreanos entre 25 e 34 anos pertenciam a esse grupo. Além disso, a taxa se mantém na faixa dos 60% ao longo dos anos: 62,8% em 2012, 66,6% em 2016 e 68% em 2018. Além disso, entre os “cangurus”, 73,4% não possuíam diplomas universitários e 69,4% viviam em Seul ou na área metropolitana.
Alerta para futura crise econômica
Enquanto isso, especialistas alertam que a situação pode ter impactos negativos não apenas nas famílias, mas também na economia nacional. “O custo de lidar com a tribo do canguru aumentará à medida que os indivíduos envelhecerem e seus pais se aposentarem, porque o governo, no final das contas, precisará apoiá-los”, afirmou Jeon Young-soo, professor da Escola de Pós-Graduação em Estudos Internacionais da Universidade Hanyang.
Soldados alistados participam de uma feira de empregos para veteranos e militares na Câmara de Comércio e Indústria da Coreia, no centro de Seul, em 3 de maio. Reprodução/Yonhap
No entanto, mesmo entre os jovens empregados, a independência financeira é um desafio. Cerca de 72,2% dos que trabalham em empregos temporários ou instáveis continuam morando com os pais. Como também, outros motivos incluem a continuação dos estudos em pós-graduação ou a recente conclusão do serviço militar obrigatório.
Foto destaque: Cresce a dependência financeira dos jovens coreanos, de acordo com novos estudos econômicos. Reprodução/Shutterstock