Chuvas e ventos fortes são esperados no fenômeno de monção e a Coreia do Sul possui um sistema sofisticado para amenizar as consequências
Na terça-feira (02), chuvas e ventos fortes atingiram a Coreia, causando apagões, inundações e interrupções em voos. As autoridades fecharam rios e montanhas devido às condições extremas. O fenômeno é devido à época de monção que trazem severas mudanças climáticas nos meses de junho a setembro.
As chuvas começaram causando um apagão em uma área comercial no distrito de Yeongdeungpo, no oeste de Seul. A interrupção durou cerca de uma hora, segundo a Korea Electric Power Corporation. A Agência Meteorológica da Coreia (KMA) emitiu um aviso de chuva forte às dez da manhã, abrangendo Seul, Incheon e partes de Gyeonggi, Chungcheong e Jeolla. A precipitação esperada excedeu 60 milímetros em três horas ou 110 milímetros em 12 horas.
O governo metropolitano de Seul fechou as entradas para 29 riachos, incluindo o Cheonggyecheon. Além disso, proibiram a entrada nas montanhas Seorak, em Gangwon, e Halla, em Jeju. Até as 16h, as autoridades de emergência de Gyeonggi atenderam cerca de 55 casos relacionados à chuva, incluindo dez casas inundadas e três deslizamentos de terra. Em Incheon, as autoridades receberam nove relatos de danos até as 13h25, incluindo inundações em estradas devido ao transbordamento de esgotos e danos a árvores.
A frente de chuva moveu-se mais ao norte na terça-feira, trazendo chuvas de dez a 30 milímetros por hora para a grande Seul e regiões do norte. Ventos fortes acompanharam as chuvas, levando a avisos para a Ilha de Jeju, partes de Chungcheong do Sul e a região de Jeolla. Mais tarde, emitiram um aviso para o norte de Jeju. O clima severo interrompeu 22 voos domésticos e atrasou outros 59 no Aeroporto Internacional de Jeju até às 13h. Na Ilha de Jeju, o vento arrancou a parede de um apartamento e a janela de um hotel.
O Primeiro-Ministro Han Duck-soo ordenou todos os esforços para evitar danos causados pelas chuvas torrenciais. O Ministério do Interior e Segurança iniciou operações de Nível um da Sede Central de Contramedidas de Desastres e Segurança às 7h30. A KMA advertiu contra visitar trilhas ao longo de riachos ou túneis subterrâneos. A maioria dos avisos de ventos fortes e chuvas fortes, incluindo em Seul, foi suspensa a partir das 17h. A KMA prevê que continuará na maioria das partes do país até hoje (03).
Foto destaque: avenida inundada pelas chuvas de monção na Coreia. Reprodução/Yonhap
Grupo sul-coreano faz sua estreia na América Latina com a turnê NMIXX 2ND FAN CONCERT…
Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…
KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…
Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…
Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…
Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…