Korean Magazine BR

A popularização da cultura coreana impulsionou a receita do país e gerou o Superávit inédito do comércio de direitos autorais

Coreia do Sul tem superávit inédito do comércio de direitos autorais

A popularização da cultura coreana impulsionou as vendas do comércio de direitos de propriedade intelectual, de modo que, Superávit inédito do comércio de direitos autorais

A popularização de conteúdos coreanos está impulsionando o comércio de direitos de propriedade intelectual para um superávit recorde. Este saldo comercial da Coreia do Sul registrou um acúmulo de aproximadamente 180 milhões de dólares no ano passado. O K-pop e os conteúdos cinematográficos coreanos, principalmente dramas e doramas, são os que mais vendem. Assim, a contribuição financeira é branda o suficiente para superar todos os déficits financeiros que o mercado que direitos autorais sofreu nos últimos anos.

Segundo os dados do Instituto de Estatísticas da Coreia, divulgados nesta terça-feira (19), os registros da negociação de direitos de propriedade intelectual industrial, incluindo as patentes, registrou déficit de 1,9 bilhão de dólares. No entanto, a renda de direitos autorais teve um grande lucro, garantindo o saldo positivo. Isso fortaleceu  o saldo geral da indústria, que terminou com um superávit de 2,2 bilhões de dólares.


‘Pousando no Amor’, Kdrama popular no Brasil. Reprodução/Netflix

Registros de saldo do país

A Coreia do Sul passou por uma reviravolta financeira comparada com o último ano, que foi de um grande déficit financeiro. O maior saldo negativo do país registrado em 2022, foi de 1.1 bilhão de dólares. No entanto, em 2023, o país superou o seu saldo negativo com o superávit de aproximadamente 180 milhões de dólares.

Além disso, o Instituto de Estatísticas da Coreia, ainda atribuiu os déficits anteriores ao aumento na receita de patentes de fabricação. Principalmente transações de saída nos setores automotivo e de bateria de veículos elétricos, para as empresas filiais localizadas no exterior.

De modo geral, o superávit de direitos autorais alcançou um recorde de 1,1 bilhão de dólares em 2023, mantendo sua tendência de alta em relação aos 880 milhões de dólares do ano anterior. Do total, direitos autorais de conteúdo musical e de vídeo registraram um superávit de 950 milhões de dólares, isso também é um recorde.

Foto destaque: show do BTS no Brasil, em 2019. Reprodução/bighitentertainment/bts/divulgação

Rolar para cima