Coreia do Sul tem expectativa inferior a desempenho de Tóquio nas Olimpíadas de Paris 2024
Com delegação reduzida e queda no total de medalhas nas últimas três olimpíadas, país asiático se prepara para atuação moderada em Paris
A Coreia do Sul inicia a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2024, adotando uma abordagem mais moderada em relação ao quadro de medalhas. O Comitê Olímpico e Esportivo Coreano (KSOC) anunciou nesta quarta-feira, 26, que o país estabeleceu como meta conquistar cinco medalhas de ouro, um número inferior ao obtido nas Olimpíadas de Tóquio 2021, onde foram conquistadas 6 medalhas de ouro. O porta-voz da equipe olímpica, Lee Kee-heung, pretende superar as próprias expectativas, oferecendo um desempenho acima do esperado por meio de um treinamento intensivo nos próximos 30 dias.
Dessa vez, a equipe olímpica adota uma nova perspectiva em razão dos últimos resultados conquistados nos Jogos de Londres, Rio e Tóquio, nos quais o país enfrentou uma queda consecutiva na conquista de medalhas de ouro de 2012 a 2021. Além disso, seu recorde foi alcançado com 13 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Outra razão considerada pelo Comitê Olímpico e Esportivo Coreano foi a não classificação de seus times nos esportes coletivos femininos e masculinos, como futebol, basquete e vôlei.
Menor delegação em cinco décadas
A Coreia do Sul levará sua menor delegação de atletas em cinco décadas. Ao todo, serão cerca de 140 atletas competindo em 21 modalidades. Portanto, a equipe olímpica estará ausente em 11 atividades esportivas, num total de 32 disponíveis nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Além disso, estima-se que essa seja a menor delegação dos jogos olímpicos de verão enviada pelo Comitê Olímpico e Esportivo Coreano desde os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, quando enviou apenas 50 atletas e conquistou apenas uma medalha de ouro na competição.
Equipe olímpica pretende superar as expectativas
Apesar de manter um discurso contido, o presidente do KSOC, Lee Kee-heung adota uma perspectiva positiva sobre os jogos e pretende superar as próprias expectativas.
“Com uma boa preparação durante os próximos 30 dias, penso que poderemos até ultrapassar a nossa meta”, afirma Lee.
Com delegação pequena ou não, a Coreia do Sul é líder em algumas modalidades como Tiro com Arco, Taekwondo, Esgrima, Tiro Esportivo, Judô e Natação. No tiro com arco, o país já acumula 27 medalhas de ouro e 43 medalhas no total.
“Podemos levar uma pequena delegação, mas nós do KSOC ajudaremos esses atletas a ter o melhor desempenho possível”, disse Lee em uma coletiva de imprensa conjunta no Centro Nacional de Treinamento de Jincheon.
Desempenho da Coreia do Sul nos últimos anos
- Olimpíadas de Pequim 2008 – Recorde de medalhas de ouro acumulando 13 no total.
- Olimpíadas de Londres 2012 – Manteve o antigo recorde com 13 medalhas de ouro no total.
- Olimpíadas do Rio 2016 – Queda no total de medalhas de ouro com 9 no total.
- Olimpíadas de Tóquio 2021 – Igualou o total de medalhas de ouro dos jogos anteriores com 6 no total.
Foto Destaque: Delegação da Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Reprodução/Yonhap