Korean Magazine BR

Irã

Coreia do Sul emite alerta especial para viagens ao Irã

O governo sul-coreano emitiu um alerta especial que restringe as viagens para o Irã. A ação se deu devido ao conflito entre Irã e Israel

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul emitiu, na última segunda-feira (15), um alerta especial que classifica as viagens que têm o Irã como destino como de alto risco. Essa medida do governo sul-coreano se deu por conta do conflito entre Irã e Israel desencadeado pelos recentes ataques iranianos do último sábado (13). Sendo assim, as viagens para muitas áreas do país foram restritas, uma vez que que podem ser alvos de ataques. Por fim, algumas regiões, sobretudo nas fronteiras com outras nações, receberam uma classificação de alerta nível 3.

Dessa forma, boa parte do território iraniano deixou de existir nos roteiros de viagem dos cidadãos sul-coreanos. O alerta especial recomenda que os cidadãos com viagens marcadas para o Irã, cancelem ou adiem essas viagens. Além disso, para aqueles que residem lá, a recomendação é de que procurem deixar o país com rumo para um lugar seguro, menos em casos de grande urgência. A emissão desse nível de alerta pelo governo acontece em casos em que os riscos para a segurança dos viajantes são muito grandes, após a emissão, ele pode permanecer válido por até 90 dias.

Apesar disso, algumas regiões do país ainda não foram totalmente excluídas dos destinos de viagem, mas sim receberam uma classificação de alerta nível 3. Essa classificação ainda permite as viagens, mas com ressalvas. As áreas que receberam essa classificação foram a região fronteiriça com a Turquia e o Iraque, a província de Sistão-Baluchistão, bem como as províncias de Kuzestão, de Buxer e de Hormusgão que ficam ao longo do Golfo Pérsico.


Irã
Mudança nos níveis de alerta no território iraniano. Reprodução/ Governo da Coreia do Sul

Área de muita tensão

Anteriormente, a Coreia do Sul já havia lançado um alerta de nível 3 para todo o território de Israel. Além disso, a Faixa de Gaza também já possui um alerta, só que de nível 4. 

O ministro das relações exteriores deu uma declaração em que prometeu que irá continuar acompanhando a situação de perto, tanto no Irã como nos demais territórios que enfrentam problemas. Se necessário, ele afirmou que mais medidas poderão ser adotadas e que novos destinos podem receber alertas de nível especial.

Foto destaque: ministro das relações exteriores, Lim Soo-suk, condena ataques do Irã. Reprodução/Yonhap

Rolar para cima