Coreia do Sul domina ranking de álbuns mais vendidos em 2023
19 dos 20 álbuns mais vendidos em 2023 são de K-pop, revela IFPI Global Album Sales Chart
Os álbuns dos maiores nomes do K-pop continuam a ser imbatíveis no cenário musical global. Com uma popularidade em ascensão há anos, o desempenho do gênero em 2023 é surpreendente.
Segundo a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), 19 dos 20 álbuns mais vendidos do mundo no ano passado foram de artistas de K-pop, revelando uma hegemonia impressionante na indústria fonográfica internacional. Anunciado nesta quinta-feira (28), o IFPI Global Album Sales Chart engloba as vendas de todos os formatos físicos, bem como os downloads de álbuns.
Entre os destaques, o álbum ‘FML’ do Seventeen lidera em primeiro lugar, com vendas extraordinárias de 6,4 milhões de cópias. O álbum não apenas lidera o ranking, como também estabelece uma margem considerável em relação aos concorrentes mais próximos, sendo de mais de um milhão de vendas à frente do segundo colocado. Essa conquista, além de refletir a popularidade crescente do K-pop, também demonstra a capacidade dos artistas sul-coreanos de dominar o mercado global de música.
A lista dos álbuns mais vendidos mundialmente em 2023 destaca muitas das principais estrelas do K-pop, abrangendo praticamente todos os artistas que lançaram músicas no último ano. Entre os destaques, estão grandes grupos, como: NCT Dream, Stray Kids, Exo e muitos outros. Além disso, outros artistas do K-pop conseguiram garantir mais de uma posição na lista, como Stray Kids, IVE, Aespa e Enhypen. Contudo, Seventeen e Stray Kids se destacam como os únicos a conquistarem duas colocações entre os cinco primeiros.
A exceção da lista
Apenas uma cantora ocidental conseguiu vender o suficiente para entrar na tabela de vendas da IFPI. Taylor Swift, com sua versão de ‘1989’, alcança a sexta posição, vendendo 2,8 milhões de cópias. Embora muitos de seus outros projetos tenham tido um desempenho incrível em todas as formas de consumo, nenhum deles conseguiu vender pelo menos 1,5 milhão de cópias – a menor quantidade do ranking.
Taylor Swift, que também foi recentemente nomeada Artista Global do Ano da IFPI, ocupou cada um dos três primeiros lugares na parada global de álbuns de vinil da IFPI de 2023. Swift teve um total de sete álbuns alcançando o Top 20 dessa parada geral, com os lançamentos de 1989 (versão de Taylor) em primeiro lugar, Speak Now (versão de Taylor em segundo lugar) e Midnights em terceiro lugar, acompanhados por folclore ( No.7), Lover (No.9), evermore (No.13) e Red (versão de Taylor) (No.15).
Fenômeno global
Conheça os 20 álbuns mais vendidos no mundo em 2023, segundo a IFPI: no topo da lista está ‘FML’, do grupo Seventeen. Em 2º lugar, o álbum ‘5-Star’ do Stray Kids, com 5,3 milhões de vendas. Logo em seguida, o NCT Dream alcançou a 3º posição com ‘ISTJ’, vendendo 4,6 milhões de cópias. Seventeen aparece novamente no 4º lugar com ‘Seventeenth Heaven’, vendendo 4,5 milhões de cópias. O grupo Stray Kids completa o top 5 com ‘Rock-Star’, que alcançou 4,2 milhões de vendas.
Já em 6º, Taylor Swift se destaca com sua versão de “1989”, que vendeu 2,8 milhões de cópias. Logo em seguida, Jung Kook, com ‘Golden’, alcançou 2,7 milhões de vendas e ficou na 7º posição. Exo, com ‘Exist’, ficou em 8º lugar, vendendo 2,3 milhões de cópias. IVE, com ‘I’ve Mine’, e V, com ‘Layover’, dividem a 9º posição com 2,2 milhões de vendas cada. Zerobaseone, Aespa, Tomorrow X Together, (G)I-DLE, NCT 127, Enhypen, e Jimin também estão entre os 20 álbuns mais vendidos, representando o sucesso do K-pop a nível global.
Um marco memorável
De acordo com a IFPI, este feito é “sem precedentes” e demonstra o “domínio global do formato de álbum físico” dos artistas sul-coreanos. Lewis Morrison, Diretor de Gráficos Globais e Certificações da IFPI, disse: “Cada um desses artistas criou (ou, no caso de Taylor, reimaginou) músicas incríveis que encontraram um público global e alcançaram enorme sucesso comercial em 2023, e as próprias paradas destacam a infinidade de maneiras pelas quais os fãs de música estão se envolvendo com seus álbuns favoritos em todo o mundo.”
Ele acrescentou, ainda, que de acordo com o Relatório Global de Música da IFPI, as receitas dos diferentes formatos musicais, tanto digitais quanto físicos, continuam a apresentar um aumento significativo. Esse crescimento saudável é atribuído à combinação de elementos como a qualidade artística, a diversidade de formatos e o árduo trabalho das gravadoras. Ele finaliza parabenizando todos que apareceram em cada uma das paradas de álbuns, que são um ótimo resumo de um ano fantástico para o cenário musical global.
Foto destaque: Top 5 de álbuns mais vendidos em 2023. Reprodução / chartdata no X