Korean Magazine BR

O país enfrenta aumento de crimes contra a legislação antidrogas, desse modo, Coreia do Sul aumenta recompensa para delatar tráfico de drogas

Coreia do Sul aumenta recompensa para delatar tráfico de drogas

O país enfrenta aumento de crimes contra a legislação antidrogas, desse modo, Coreia do Sul aumenta recompensa para delatar tráfico de drogas

O governo da Coreia do Sul aumentou a recompensa de até 100 milhões de won (71.500 dólares), para denúncias de casos de tráfico de drogas. Neste domingo (14), o gabinete da procuradoria propôs uma reforma do sistema de recompensas, devido ao aumento do número de crimes de tráfico de drogas. Além disso, a Procuradoria Suprema sul coreana planeja aumentar as recompensas para até 300 milhões de won. No entanto, ainda não definiram as datas para a entrada em vigor da reforma de recompensas.

No entanto, os valores das recompensas serão de acordo com os valores das drogas apreendidas. As recompensas de 100 milhões de won serão para as denúncias que resultaram na apreensão de drogas avaliadas em 1 bilhão de won. Além disso, os informantes que conseguirem contribuir para a apreensão de drogas no valor de 500 milhões de won, receberão recompensas de 50 milhões de won.


Agente expondo drogas apreendidas no Aeroporto de Incheon em 2019. Reprodução/Yonhap

A Coreia do Sul passa por um momento conturbado, onde o tráfico de drogas está crescendo rapidamente. O esforço para investimento em recompensas é para conter o crime no local. No país, proibiram o consumo de qualquer droga entorpecente. Os promotores esperam que essa medida também sirva para traficantes se delatarem. 

Aumento do tráfico no país

O chefe de gabinete da Procuradoria Suprema afirma que: “Embora a identificação imediata de organizações criminosas e de produtos criminosos seja crucial no contexto da internacionalização e sistematização dos crimes relacionados com drogas, os indivíduos envolvidos no tráfico de drogas não ajudarão se também enfrentarem acusações graves por posse de drogas”.

A apreensão de drogas na Coreia do Sul aumentou mais de 140%. Em 2022, as recompensas para delatores do crime eram de 30 milhões de won. Com o aumento do tráfico de drogas no país, o governo está tentando ampliar as medidas para  conter o crime. Além disso, o número de crimes contra a legislação antidrogas aumentou 118,9 por cento no ano passado, passando  de 12.613 em 2018 para 27.611.

Foto destaque: Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol. Reprodução/REUTERS/Daewoung Kim

Rolar para cima