Korean Magazine BR

Jogadores da Coreia do Sul em treinamento. Reprodução/KFA

Copa da Ásia: preparação para primeiro jogo da Coreia do Sul

Comandados por Jurgen Klinsmann, Coreia do Sul está pronta para iniciar campanha na Copa da Ásia, primeiro duelo acontece nesta segunda-feira

A expectativa está alta para a equipe sul-coreana na edição mais recente da Copa Asiática da AFC, e a jornada em busca do título que escapa há 64 anos começa na próxima segunda-feira contra o Bahrein. Com um histórico de 11 vitórias em 16 encontros contra os bahreinenses, a Coreia do Sul, repleta de talentos europeus, entra em campo no Estádio Jassim bin Hamad, em Al Rayyan, confiante e determinada.

As vitórias nas duas primeiras edições da Copa Asiática, em 1956 e 1960, permanecem como os únicos títulos sul-coreanos no torneio. Desde então, a equipe teve que se contentar com quatro vice-campeonatos, o mais recente em 2015, na Austrália. Contudo, muitos analistas acreditam que a espera pode estar chegando ao fim, já que a atual formação é considerada uma das mais talentosas em décadas.

Liderada pelo experiente treinador Jurgen Klinsmann, a Coreia do Sul está em  23º lugar no ranking da FIFA, enquanto o Bahrein está na 86ª posição.

O que pensa o técnico Klinsmann

Ao contrário das expectativas de serem favoritos contra o Bahrein no primeiro jogo do Grupo E na Copa Asiática da AFC no Catar, o técnico Jurgen Klinsmann, da Coreia do Sul, enfatizou que enfrentarão um desafio significativo na segunda-feira.


Copa da Ásia Coreia do Sul
O técnico da Coreia do Sul, Jurgen Klinsmann, fala em entrevista coletiva antes da partida contra o Bahrein. Reprodução/Yonhap

Em coletiva de imprensa pré-jogo realizada em Doha neste domingo (14), Klinsmann compartilhou suas impressões: “Com base nas informações que coletamos, teremos um jogo muito difícil amanhã”. O confronto entre a 23ª colocada Coreia do Sul e a 86ª colocada Bahrein está marcado para começar às 14h30 de segunda-feira, horário local, no Estádio Jassim bin Hamad, em Al Rayyan.

“Não subestimamos a equipe do Bahrein, nem por um segundo”, acrescentou o treinador. “Temos muito respeito por eles. Teremos que dar o nosso melhor para vencer este jogo. É assim que abordaremos cada jogo neste torneio.”

A Coreia do Sul busca conquistar seu primeiro título da Copa Asiática desde 1960, e a atual formação é amplamente considerada como uma das mais talentosas da história do país no futebol. O capitão Son Heung-min, do Tottenham Hotspur, lidera o elenco, que inclui nomes como Kim Min-jae (Bayern de Munique), Lee Kang-in (Paris Saint-Germain) e Hwang Hee-chan (Wolverhampton Wanderers).


Jogadores da Coreia do Sul em treinamento no dia 11. Reprodução/KFA
Jogadores da Coreia do Sul em treinamento no dia 11. Reprodução/KFA

Klinsmann, que assumiu como treinador em fevereiro do ano passado, expressa confiança na equipe, afirmando que possuem “as qualidades para vencer o torneio”. Ele reconhece, no entanto, que a jornada será uma maratona, destacando a imprevisibilidade dos jogos e o drama inerente aos torneios.

Pressão pelo título

Hwang Hee-chan, mesmo enfrentando uma possível dúvida devido a uma lesão no quadril, compartilha o sentimento de Klinsmann. “Acho que, como equipe, estamos muito bem preparados. Eu adoraria vencer cada jogo e não perder nenhum”, afirmou o jogador, destacando o foco da equipe em resultados positivos.

À medida que a Coreia do Sul se prepara para enfrentar o Bahrein, espera-se que a equipe sul-coreana se adapte a possíveis estratégias defensivas do Bahrein. Klinsmann destaca a importância de ajustes táticos diante de equipes defensivas, consciente de que cada jogo nesta competição será uma batalha.

A expectativa para o desempenho desta equipe é alta, mas Hwang enfatiza que a pressão é bem recebida pela equipe. “Quando nos reunimos para a seleção nacional, não falamos sobre o quanto estamos cansados. É uma alegria para nós estarmos com a seleção nacional”, conclui Hwang, ressaltando a energia positiva no ambiente pré-torneio.

O Bahrein, por sua vez, provavelmente adotará uma postura defensiva, e Klinsmann destaca a necessidade de sua equipe se adaptar a diferentes estilos de jogo. “Se o Bahrein jogar de forma mais defensiva, teremos que nos ajustar ao que enfrentamos, respeitar isso e encontrar soluções”, aponta o treinador, ciente dos desafios que as equipes defensivas podem representar.

Onde assistir

O duelo entre Coreia do Sul e Bahrein acontecerá nesta segunda-feira (15), às 08h30 (horário de Brasília). A partida terá transmissão do Star+.

Foto Destaque: jogadores da Coreia do Sul em treinamento. Reprodução/KFA

Rolar para cima