Korean Magazine BR

Como Jay B conseguiu os direitos da marca GOT7 após grupo deixar a JYP

Jay B, líder do grupo masculino GOT7, empreendeu forças para garantir os direitos sobre o nome e as músicas do hepteto após a saída da JYP Entertainment

Inicialmente, o GOT7 formou-se através da JYP Entertainment e fizeram sua estreia em janeiro de 2014 com o singleGirls Girls Girls”. Desde o começo, o grupo seguiu com sua formação inicial de sete integrantes, sendo eles, Jay B, Mark, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom. No entanto, em janeiro de 2021, após sete anos na JYP Ent., o grupo deixou a agência. De acordo com eles, a motivação para a saída surgiu entre os sete, que gostariam de mais controle sob seus próprios planejamentos. Segundo o líder Jay B, a empresa fez uma boa proposta de renovação contratual, porém as diferenças criativas foram mais fortes na decisão que resultou na saída do GOT7.

Esforços feitos por Jay B

Assim, no dia 23 de maio de 2022, o grupo lançou seu primeiro EP desde que o contrato com a JYP foi finalizado. O último EP recebeu o nome de “GOT7” e, no mesmo dia, o grupo lançou o MV da faixa-título “Nanana”. Em uma coletiva de imprensa, BamBam afirmou que o álbum deve servir como um lembrete de que o grupo não está se separando e que estão trabalhando para a promoção de cada integrante.


JayB
GOT7 para o lançamento do EP “GOT7” e o MV de “Nanana“. Reprodução/Warner Music Korea

Além disso, nesta mesma coletiva, Jay B explicou como conseguiu os direitos do hepteto. O líder afirmou que não conseguiu a marca registrada do GOT7 porque a lei havia mudado, no entanto, o CEO da JYP Jung Wook foi solícito e aceitou sua proposta. Ainda comentou que seu advogado ficou surpreso com a atitude do CEO, uma vez que transferência de direitos de marca registrada, normalmente, não aconteciam em bons termos.

Jay B também contou que entrou em contato com cada integrante do GOT7 para saber seu posicionamento em relação à transferência dos direitos. Dessa forma, buscou as devidas assinaturas e selos pessoalmente. Naquela época, os membros encontravam-se espalhados pelo mundo, com poucos na Coreia do Sul, então Jay B ficou ainda mais grato com seu esforço e solidariedade ao grupo.

A relevância dessa conquista para a indústria do K-pop

A conquista de Jay B em garantir os direitos sobre o nome e as músicas do GOT7 após a saída do grupo da agência teve um impacto significativo tanto nos membros do grupo quanto nos fãs. Para os membros, essa conquista representa um novo sentido de autonomia e controle sobre sua própria carreira. Ao assumir o controle dos direitos, eles ganham liberdade criativa e capacidade de direcionar sua trajetória musical de acordo com suas próprias visões e desejos. 

Isso demonstra uma mudança na dinâmica tradicional entre artistas e agências na indústria do entretenimento coreano, em que os grupos muitas vezes dependem das agências para administrar seus direitos e atividades. A decisão de JayB reflete uma crescente tendência de artistas que buscam maior independência e participação nas decisões relacionadas à sua carreira.


JayB
Foto conceitual para o lançamento do EP “GOT7″/Warner Music Korea

Para os fãs, essa conquista é vista como um sinal de estabilidade e continuidade do grupo. Mostrando, assim, que o GOT7 está comprometido em permanecer unido e continuar sua jornada musical. Além disso, isso fortalece a conexão entre o grupo e seus admiradores, demonstrando que estão ouvindo e respondendo às necessidades e desejos de seus fãs.

Foto destaque: Foto conceitual para novo álbum “GOT7”. Reprodução/Warner Music Korea.

Rolar para cima