Korean Magazine BR

Festival Internacional de Cinema de Berlim (Reprodução/ Cinepop)

“Circle” competirá no Festival Internacional de Cinema de Berlim

“Circle”, de Joung Yu-mi, foi convidado para competir na categoria de curta-metragens do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim

O filme de animação “Circle” competirá no 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim, na categoria de curta-metragens. De acordo com fontes da indústria cinematográfica, o anúncio foi feito nesta terça-feira (16). 

A 74º edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim será realizado de 15 a 25 de fevereiro deste ano.

Circle

"Circle" (Reprodução/ The Korean Herald)
“Circle” (Reprodução/ The Korean Herald)

O curta-metragem de sete minutos de duração foi dirigido pela animadora Joung Yu-mi, e fala metaforicamente sobre as barreiras que são criadas pelas percepções sociais.

Dessa forma, “Circle” conta a história de uma garota desenhando um círculo. As pessoas se reúnem nesse círculo e quando o espaço fica apertado, a garota apaga a linha. Com isso, a multidão se espalha e a garota segue em frente da cena. 

Joung Yu-mi

“Eu queria retratar indivíduos que perderam seu propósito original e as pessoas que não conseguem experimentar verdadeira liberdade, limitadas pelos padrões dos outros e da sociedade (por meio deste curta animado)”, disse a animadora. 


Joung Yu-mi (Reprodução/ Animafest)
Joung Yu-mi (Reprodução/ Animafest)

Com o filme, Joung se tornou a primeira diretora a ter quatro filmes animados competindo na categoria de curta-metragens no  Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Anteriormente, as obras “Math Test,” “Love Games” e “House of Existence,” foram convidadas para o Festival Internacional de Cinema de Berlim nos anos de 2010, 2013 e 2022, respectivamente.

Dust Kid

Além desses, Joung também tem o filme “Dust Kid” (2009), que foi o primeiro filme de animação sul-coreano a ser convidado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2009. 


"Dust Kid" (Reprodução/ Joung Yumi)
“Dust Kid” (Reprodução/ Joung Yumi)

A Quinzena dos Realizadores de Cannes é uma seção independente realizada em paralelo ao Festival de Cinema de Cannes. 

O filme foi transformado em livro ilustrado em 2014. Como resultado, o livro ganhou o Prêmio Bologna Ragazzi de 2014 na categoria Novo Horizonte. 

O Prêmio Bologna Ragazzi, fundado em 1966, é considerado um dos principais prêmios na área de livros infantis.

Imagem em destaque: Festival Internacional de Cinema de Berlim. Reprodução/ Cinepop

Rolar para cima