Cinema/TV

Cinema Coreano registra recorde de bilheteria no mês de abril 

The Roundup: Punishment já atraiu mais de 9,7 milhões de espectadores ao cinema coreano

De acordo com o relatório mensal do Conselho de Cinema Coreano, também conhecido como KOFIC, divulgado nesta terça-feira, dia 14, o mês de abril teve uma das maiores receitas do cinema coreano até o momento. As bilheterias atingiram recordes de 63,6 bilhões de won (cerca de US$ 46,4 milhões), marcando o segundo mês consecutivo de quebra de recordes em receita.

Além disso, março também atingiu recordes. Tudo isso foi impulsionado pelo filme de terror Exhuma, que em duas semanas se tornou uma das maiores bilheterias da Coreia do Sul, ofuscando a estreia de Duna: Parte Dois, filme hollywoodiano dirigido por Denis Villeneuve. Exhuma conseguiu 43 milhões de bilheteria. Em termos de público, o suspense sul-coreano reuniu 6 milhões de espectadores. Esses valores são o dobro dos 31,8 bilhões de Wons registrados no mesmo mês no ano de 2017 e 2019, respectivamente, antes que a pandemia de COVID-19 impactasse a indústria cinematográfica coreana. 

Filmes estrangeiros

Contudo, os filmes estrangeiros também tiveram uma baixa em relação à bilheteria, e com isso geraram 26,4 milhões de won na receita, equivalendo aproximadamente 35% no ano da pandemia. O KOFIC atribuiu o baixo desempenho à ausência de filmes Hollywoodianos de grande sucesso, o que não é por acaso, já que Hollywood parou suas produções devido à greve de atores em novembro do ano passado.


Trailer do filme The Roundup: Punishment (Cidade do Crime) que atraiu 9,7 milhões de coreanos aos cinemas. Reprodução/YouTube Berdinale Film Festival

The Roundup: Punishment (Cidade do Crime), filme de ação e crime estrelado por Ma Dong-seok, já atraiu mais de 9,7 milhões de espectadores até agora. No entanto, houve uma polêmica em relação ao tempo de tela nos cinemas locais coreanos, impulsionada por suas altas taxas de ocupação. Nos primeiros dias de lançamento, o filme registrou uma taxa de ocupação de 82%, a mais alta desde 2012, segundo a KOFIC.

O Kofic

O Conselho do Cinema Coreano (KOFIC), um órgão autoadministrado e apoiado pelo governo, se esforça para promover e apoiar os filmes coreanos na Coreia e no exterior. O objetivo principal do KOFIC é promover e apoiar a produção de filmes coreanos através de financiamento, pesquisa, educação e treinamento. Também se esforça para desenvolver os mercados internacionais para filmes coreanos e promover a compreensão intercultural através de intercâmbios culturais baseados em filmes.

Foto Destaque: Pessoas no Cinema. Reprodução/ Koffko

Marian Silva Santos

Estudante de Jornalismo

Recent Posts

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago

The Moon: Sobrevivente chega aos cinemas brasileiros em janeiro

Protagonizado por Do Kyung-soo, do grupo EXO, e Sul Kyung-gu, "The Moon: Sobrevivente" destaca a…

7 dias ago