Korean Magazine BR

chuu and loona

Chuu vence BlockBerry Creative em novo julgamento

Chuu vence BlockBerry Creative em novo julgamento, o segundo entre a cantora e a sua ex-agência

Hoje (08), a cantora e ex-integrante do grupo Loona obteve uma decisão favorável da 7ª Divisão Civil do Tribunal Superior de Seul, em um segundo julgamento contra sua ex-agência, a BlockBerry Creative (BBC). O Tribunal comentou o resultado da ação, relatando que “em relação ao primeiro julgamento, o seu resultado foi razoável“.

Esta não é a primeira vez que Chuu enfrenta sua ex-agência em um Tribunal. Em dezembro de 2022, Chuu entrou com medidas judiciais contra a BBC, citando a injusta distribuição de lucros pela BlockBerry Creative. Apesar do caso ter entrado em mediação em meados de março de 2023, ambas as partes não conseguiram chegar a um acordo favorável.

Assim, a 12ª divisão do Tribunal Distrital do Norte de Seul, em agosto de 2023, favoreceu a cantora, levando à sua primeira vitória contra a agência.


Chuu em imagem promocional divulgada pela BBC para o seu debut. Reprodução/BlockBerry Creative.

Batalha judicial

A batalha judicial entre Chuu e a BlockBerry Creative se iniciou quando a cantora moveu a primeira ação contra a BBC em dezembro de 2022. De acordo com a própria idol, o contrato exclusivo firmado com a agência dividia, de todo o lucro obtido, 70% para a BlockBerry e 30% para a artista. Entretanto, as despesas foram divididas igualmente entre Chuu e a BBC, isto é, 50% para cada lado.

Todavia, este tipo de divisão de despesa firmado no contrato é problemático, pois, geralmente, divide-se as despesas de acordo com a proporção 70/30.

Adicionalmente, no contrato, era previsto um sistema de liquidação pós despesa, isto é, 20% dos gastos pagos pela empresa deveriam ser transferidos para Chuu. Segundo a cantora, em relato para o tablóide Dispatch, “Eu fiz as contas. Se as despesas fossem superiores a 70% da receita, a liquidação final seria negativa. Basicamente era um sistema que, quanto mais você trabalhava, mais endividada ficava. Era definitivamente um contrato de 70/30, mas poderia se tornar 90/10 ou 100/0 na prática“.

Assim, se os gastos ultrapassassem 70% dos lucros, a dívida de Chuu crescia. Portanto, em janeiro de 2022, a artista entrou com uma ação para encerrar seu contrato de exclusividade com a agência BlockBerry Creative.

Foto destaque: Chuu e girlgroup Loona. Reprodução/Allkpop

Rolar para cima