Korean Magazine BR

China tem recorde em apreensão de filmes após operação

O país realiza desde 2023 em parceria com outros órgãos operações contra falsificação e contrabando de conteúdos ilegais na internet

Recentemente o Ministério da Segurança Pública da China anunciou que mais de 40 mil casos referentes a violações de direitos autorais e também a falsificação foram tratados no país ano passado, envolvendo ainda apreensão de diversos outros produtos como filmes contrabandeados e embalagens de marcar de alimentos com falsificação.


Ministério da Segurança Pública da China. Reprodução/Wikipédia

Uma investigação foi realizada e chamada de “Kunlun 2023” . O objetivo da operação especial nacional foi para descobrir os casos de fraudes e devem ter continuidade em 2024 para assim tentar combater a “violência de propriedade intelectual”.

Novo marco

Em fevereiro, os departamentos de polícia em províncias como Anhui, Zhejiang e Jiangsu apreenderam cerca de 800 mil filmes piratas, alcançando assim um novo marco na operação. Os filmes piratas são os que estrearam no feriado do Festival da Primavera Chinesa deste ano. A forma de compartilhamento se deu mais por meio online. Há gravações de vídeos piratas e ainda versões em disco.

A repressão incluiu mais de 230 lojas online que distribuíam conteúdos de maneira ilegal. Ao Global Times o especialista de polícia cultural Song Weiping comentou, pontuando que os filmes ilegais são formas de um sustento de “mercado lucrativo, mas antiético”. Pois os preços são “mais que metade do valor” do preço de um bilhete de cinema.

Reprodução ilegal

No debate público na China, o especialista em direito Xu Xinmin disse ao Global Times que “a violação de direitos autorais é extremamente prejudicial às obras criativas, artes e filmes”. Proteger os direitos autorais de uma obra não é responsabilidade do autor, mas também da indústria criativa”. Os resultados alcançados foram fruto de uma parceria entre o Ministério da Segurança Pública da China e diversos órgãos subprovinciais implantados em todo o país.

Foto Destaque: Filme chinês Pegasus 2, lançado em 2024. Reprodução/Global Times

Rolar para cima